Você é o Visitante Número:

sábado, 31 de dezembro de 2011

PARE E ORE! (DEVOCIONAL)




VERSÍCULO:
Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso.”Alguém Semelhante a um Filho de Homem. Apocalipse 1:8
PENSAMENTO:
Do começo ao fim, nosso Deus está presente! O que podemos temer? O que pode acontecer que pode mudar esta realidade? Nós pertencemos ao Deus que está sempre presente, que sempre cuida de nós e sempre trabalha para nos salvar! Não importa o que acontece conosco amanhã ou no dia seguinte, ou no outro, nosso destino pertence ao Deus que alcança desde o começo ate o fim e assegura uma vida eterna.
ORAÇÃO:
Deus Pai, obrigado pelas bênçãos deste ano que está passando. Por favor, guie-me na minha busca de usar suas bênçãos no próximo ano. Inspire minha confiança sobre meu futuro no Senhor e encha-me com alegria por causa da sua salvação. Por tudo que foi bom, santo e gracioso, eu Te agradeço e Te louvo. Por todas as maneiras que tenho pecado, falhado ou tropeçado, eu peco seu perdão. E para amanhã, e um novo dia e um novo ano, espero com antecipação e alegria porque sei que verei as bênçãos, ou estarei no céu com o Senhor onde dias e anos não importam mais. No nome de Jesus eu oro. Amém.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Carnaval à luz da Bíblia


Carnaval
O Carnaval, essa festa que arrebata multidões para as ruas, promove desfiles suntuosos, comilança, excessos em geral e também muita violência, liberalidade sexual etc. Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem se esbaldar com comidas e festa antes que chegasse o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma.

Veja o que a The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 nos diz a respeito:  "O Carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e comilança que é comumente mantido nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma. Carnaval, provavelmente vem da palavra latina "carnelevarium" (Eliminação da carne), tipicamente começa cedo no ano novo, geralmente no Epifânio, 6 de Janeiro, e termina em Fevereiro com a Mardi Gras na terça-feira da penitência (Shrove Tuesday)." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)

Em contra partida vemos que isso era apenas um pretexto para que os romanos e gregos continuassem com suas comemorações pagãs, apenas com outro nome, já que a Igreja Católica era quem ditava as ordens na época e não era nada ortodoxo se manter uma comemoração pagã em meio a um mundo que se dizia Cristão.

"Provavelmente originário dos "Ritos da Fertilidade da Primavera Pagã", o primeiro carnaval que se tem origem foi na Festa de Osiris no Egito, o evento que marca o recuo das águas do Nilo. Os Carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia. Durante a Idade Média a Igreja tentou controlar as comemorações. Papas algumas vezes serviam de patronos, então os piores excessos eram gradualmente eliminados e o carnaval era assimilado como o último festival antes da ascensão da Quaresma. A tradição do Carnaval ainda é comemorada na Bélgica, Itália, França e Alemanha. No hemisfério Ocidental, o principal carnaval acontece no Rio de Janeiro, Brasil (desde 1840) e a Mardi Gras em New Orleans, E.U.A. (dede 1857). Pré-Cristãos medievais e Carnavais modernos tem um papel temático importante. Eles celebram a morte do inverno e a celebração do renascimento da natureza, ultimamente reunimos o individual ao espiritual e aos códigos sociais da cultura. Ritos antigos de fertilidade, com eles sacrifícios aos deuses, exemplificam esse encontro, assim como fazem os jogos penitenciais Cristãos. Por outro lado, o carnaval permite paródias, e separação temporária de constrangimentos sociais e religiosos. Por exemplo, escravos são iguais aos seus mestres durante a Saturnália Romana; a festa medieval dos idiotas inclui uma missa blasfemiosa; e durante o carnaval fantasias sexuais e tabus sociais são, algumas vezes, temporariamente suspensos." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)

A Enciclopédia Grolier exemplifica muito bem o que é, na verdade, o carnaval. Uma festa pagã que os católicos tentaram mascarar para parecer com uma festa cristã. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na Grécia, havia um deus muitíssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega Dionísio era o deus do vinho e das orgias. Veja o que The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 diz a respeito da Bacchanalia, ou Bacanal, Baco e Dionísio e sobre o Festival Dionisiano:  "O Bacanal ou Bacchanalia era o Festival romano que celebrava os três dias de cada ano em honra a Baco, deus do vinho. Bebedices e orgias sexuais e outros excessos caracterizavam essa comemoração, o que ocasionou sua proibição em 186 dC." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)  Essa descrição da Bacchanalia encaixa como uma luva em Carnaval .

"Da Mitologia Romana, Baco era o Deus do vinho e da orgia. O filho de Semele e Júpiter, Baco era conhecido pelos gregos como Dionísio. Sua esposa era Ariadine."

"Dionísio era o antigo deus grego da fertilidade, danças ritualísticas e misticismo. Ele também supostamente inventou o vinho e também foi considerado o patrono da poesia, música e do drama. Na lenda Órfica Dionísio era o filho de Zeus e Persephone; em outras lendas, de Zeus e Semele. Entre os 12 deuses do Monte Olimpo ele era retratado como um bonito jovem muitas vezes conduzido numa carruagem puxada por leopardos. Vestido com roupas de festa e segurando na mão uma taça e um bastão. Ele era geralmente acompanhado pela sua querida e atendido por Pan, Satyrs e Maenades. Ariadine, era seu único amor."

"O Festival Dionisiano era muitas vezes orgíaco, adoradores algumas vezes superavam com êxtase e entusiasmo ou fervor religioso. O tema central dessa adoração era chamado Sparagmos: deixar de lado a vida animal, a comida dessa carne, e a bebida desse sangue. Jogos também faziam parte desse festival." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)  O Festival Dionisiano então, não parece ser a mesma coisa que a Bacchanalia e o Carnaval?

Nós, os Cristãos, não devemos concordar de modo algum com essa comemoração pagã, que na verdade é em homenagem a um falso deus, patrono da orgia, da bebedice e dos excessos, na verdade um demônio. Pense nisso.

Autor: Irlan de Alvarenga Cidade

14ª Consciência Cristã

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


NOVA PERSPECTIVA
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional. H. White

Existe alguma coisa mais incrível do que o nascer do sol? O seu despontar, em si mesmo, já é algo magnifico e além da compreensão. Ainda assim, a despeito de toda a sua exuberância e esplendor, ele passa despercebido por milhões de pessoas todos os dias. Além disso, o significado do nascer do sol é ainda mais espetacular, porque nos anuncia e proclama o surgimento de um novo dia, um dia cheio de grandes e brilhantes possibilidades.

E aqui estamos nós, aquecidos, iluminados, cheios de vida e energia. O sol aparece no horizonte todas as manhãs e torna tudo isso possível. Quando você estiver prestes a manifestar as suas reclamações por aquilo que você ainda não tem, pare um pouco e pense que o Deus que tem providenciado coisas incríveis e portentosas como o sol, pode muito bem lhe prover coisas tão pequeninas como a solução desse seu problema.

Nosso Deus é incrível! Não se abata. Não se desanime. Tome hoje a resolução de ir em frente, a despeito desse obstáculo à sua frente, que pode ser apenas uma oportunidade a mais para que você cresça e seja fortalecido na sua fé e dependência de Deus. Apenas assuma uma nova postura e retire o melhor desta situação.

Nélio DaSilva

Para Meditação:
Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Salmos 37:3

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


A ESCOLHA É SUA
O sucesso depende da sua direção, e não da sua posição. Não importa onde você está; o sucesso está sempre ao seu alcance. Mark Freedman

Não importa quão atrasado você esteja em sua jornada, nem quanto tempo você tenha desperdiçado; é sua a decisão de seguir em frente. Mesmo que pessoas, eventos e circunstâncias possam vir a conspirar contra você, é sua a decisão de seguir em frente.

A sua posição possivelmente contrariando sua própria opinião não é má. A razão disso é que somente partindo de onde você se encontra é que você poderá se movimentar rumo a seu alvo, ainda que gradualmente, mas de forma consistente. Obviamente que talvez esta não seja a posição ideal; contudo ela significa um início de partida e direção. É o ponto de partida que você tem, e de onde poderá iniciar uma nova jornada.

Agora é o momento de você iniciar sua trajetória ascendente. Confie em Deus, lance sobre Ele suas preocupações, e toda sorte de temor; dê um passo à frente. Tudo o que você precisa fazer hoje é dar o primeiro passo, e tomar a melhor de todas as decisões: não ficar parado. A escolha é sua.

Nélio DaSilva

Para Meditação:
...Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. I Pedro 5:7

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


SOB CONTROLE OU EM DESESPERO?
O mundo é abençoado na maior parte das vezes por homens que fazem as coisas, e não por aqueles que meramente falam em fazê-las. James Oliver

Você pode ou se desesperar ou estar sob controle. O que você prefere? Você pode ignorar as suas responsabilidades e ficar mais e mais para trás, até que você não tenha outra escolha a não ser, desesperadamente, tentar uma ação. Ou você pode esforçar-se um pouco mais, a cada dia, agarrar cada oportunidade de fazer progresso e colocar-se, firmemente, no controle das circunstâncias, tanto quanto possível.

Faça o melhor uso do seu tempo, seja produtivo, criativo e eficiente. Quanto mais sabiamente você usar o seu tempo, mais controle você terá sob todos os aspectos da sua vida. Adquira o hábito de fazer o que é melhor em vez de fazer meramente o que é mais fácil. Na realidade, busque os difíceis desafios e lide com eles nos seus próprios termos, em vez de esperar que os desafios o alcancem.

Se desejar, você pode encontrar uma quantidade enorme de razões e justificativas para não executar uma ação. Mas essas desculpas não acrescentarão nenhum valor à sua vida. Em vez disso, vá em frente e faça o que tem de ser feito. Viva a vida num nível mais elevado ao trabalhar a sua escalada em cada chance que surgir à sua frente.

Nélio DaSilva

Para Meditação:
Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista. Provérbios 3:21

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


RISCOS
Arrisque! A vida em si mesma é um risco. A pessoa que mais realiza é aquela que está mais propensa ao risco. O barco CERTEZA nunca sai do porto. Dale Carnegie

Do momento que você nasceu até o dia de hoje você entrou num circulo cheio de risco. A vida é um risco. Não importa onde você vive, que tipo de profissão você exerça, ou quanto dinheiro você tenha; os riscos estão sempre presentes. Você não pode fugir dos riscos emocionais, riscos físicos, riscos financeiros, riscos sociais. É impossível viver sem riscos. O que você deve fazer é aprender como retirar o melhor dos seus riscos.

Seria pura tolice arriscar-se em algo que não possa oferecer a possibilidade de um retorno. Da mesma maneira é tolice permitir que o medo o venha impedir de tomar uma determinada ação. Lembre-se que você chegou até aqui a despeito dos riscos que estavam envolvidos no processo, e ao longo da jornada você aprendeu algumas preciosas lições. Você possivelmente teve alguns fracassos aqui e ali, mas eles não foram fatais.

Portanto, aquilo que você almeja alcançar, vá em frente! A vida apresenta os seus riscos, não tenha dúvida; busque portanto, os riscos que podem lhe trazer a maior recompensa. Apresente clara, especifica e objetivamente aquilo que você está arriscando a Deus; ore por isso. Lembre-se que no dia de hoje Deus já abençoou milhões de indivíduos e circunstâncias, peça ao Pai para incluí-lo nas coisas lindas que Ele está realizando. E você então perceberá os seus horizontes se alargarem e os seus sonhos se tornarem uma realidade concreta.

Nélio DaSilva

Para Meditação:
Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nenhuma só vem a faltar. Isaias 40: 26

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


ESSE É O MOMENTO
Visão é a arte de ver o invisível. Jonathan Swift

Você tem esse dia, você tem esse momento. Ninguém tem mais ou menos. Pensar que você é muito velho, ou muito novo, ou ter muito disso ou pouco daquilo, é meramente uma limitação que você impõe sobre si mesmo. Em vez disso, focalize aquilo que você pode fazer agora.

Esse é o momento de tomar os seus mais preciosos valores e colocá-los em ação. Esse é o momento de dar vida aos seus sonhos. Hoje, você tem a oportunidade de fazer alguma coisa com este dia. Neste momento, você está numa posição de expressar a bela singularidade da pessoa que você é.

Não importa quais sejam as circunstâncias, as condições são sempre favoráveis para fazer uma positiva contribuição com o seu jeito especial de ser. Não importa o que tenha acontecido no passado, esse momento, agora é quando pela graça de Deus você pode fazer uma singular diferença. Considere quão afortunado você realmente é por ter esse momento. Portanto, vá em frente e faça algo de significativo valor, não apenas para você, mas também para aqueles que o rodeiam. Esse é o momento.

Nélio DaSilva

Para Meditação:
A fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se veem. Hebreus 11:1

domingo, 25 de dezembro de 2011

É legítima a comemoração do Natal?


É tempo de natal! As comemorações se iniciam muito antes da data oficial da celebração. Igrejas cristãs em todo o mundo realizam atividades alusivas ao nascimento de Jesus.

Neste período há também especulações sobre ser certo ou errado o cristão festejar a data. A forte comercalização no período faz com que o verdadeiro sentido do natal se perca. Será?

Rev. Hernandes Dias Lopes, apresentador do programa Verdade e Vida (IPB) faz uma reflexão sobre o assunto, de maneira clara.

"O Natal é uma festa cristã e não pagã. Há uma onda entre alguns cristãos, na atualidade, taxando aqueles que comemoram o Natal de serem infiéis e heterodoxos, dizendo que essa comemoração não é legítima nem cristã. Precisamos, a bem da verdade, pontuar algumas coisas:

1. A distorção do Natal. Ao longo dos anos o Natal tem sido desfigurado com algumas inovações estranhas às Escrituras. Vejamos: Primeiro, o Papai-Noel. O bojudo velhinho Papai-Noel, garoto propaganda do comércio guloso, tem sido o grande personagem do Natal secularizado, trazendo a ideia de que Natal é comércio e consumismo. Natal, porém, não é presente do homem para o homem, é presente de Deus para o homem. Natal não é a festa do consumismo; é a festa da graça. Natal não é festa terrena; é festa celestial. Natal é a festa da salvação. Segundo, os símbolos do Natal secularizado. Há muitos símbolos que foram sendo agregados ao Natal, que nada tem a ver com ele, como o presépio, a árvore natalina, as luzes, os trenós, a troca de presentes. Essa embalagem, embora, tão atraente, esconde em vez de revelar o verdadeiro Natal. Encantar-se com a embalagem e dispensar o conteúdo que ela pretende apresentar é um lamentável equívoco. Terceiro, os banquetes gastronômicos e a troca de presentes não expressam o sentido do Natal. Embora, nada haja de errado celebrarmos com a família e amigos, degustando as iguarias deliciosas provindas do próprio Deus e manifestarmos alegria e expressarmos amor na doação ou mesmo troca de presentes, esse não é o cerne do Natal. Longe de lançar luz sobre o seu sentido, cobre-o com um véu.

2. A proibição do Natal. Tão grave quando a distorção do Natal é a proibição da celebração do Natal. Na igreja primitiva a festa do ágape, realizada como prelúdio da santa ceia foi distorcida. A igreja não deixou de celebrar a ceia por causa dessa distorção. Ao contrário, aboliu a distorção e continuou com a ceia. Não podemos jogar a criança fora com a água da bacia. Não podemos considerar o Natal, o nascimento do Salvador, celebrado com entusiasmo tanto pelos anjos como pelos homens, uma festa pagã. Pagão são os acréscimos feitos pelos homens, não o Natal de Jesus. Não celebramos os acréscimos, celebramos Jesus! Não celebramos o Papai-Noel, celebramos o Filho de Deus. Não celebramos a árvore enfeitada, celebramos o Verbo que se fez carne. Não celebramos os banquetes gastronômicos, celebramos o banquete da graça. Não celebramos a troca de presentes, celebramos Jesus, a dádiva suprema de Deus.

3. A celebração do Natal. O Natal de Jesus Cristo foi celebrado com grande entusiasmo em Belém. O anjo de Deus apareceu aos pastores e disse-lhes: “Não temais, eis que vos trago boa nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Natal é a boa nova do nascimento de Jesus. É o cumprimento de um plano traçado na eternidade. É a consumação da mensagem dos profetas. É a realização da expectativa do povo de Deus. Natal é a encarnação do Verbo de Deus. É Deus vestindo pele humana. Natal é Deus se fazendo homem e o eterno entrando no tempo. Natal é Jesus sendo apresentado como o Salvador do mundo, o Messias prometido, o Senhor soberano do universo. Quando essa mensagem foi proclamada, os céus se cobriram de anjos, que cantaram: “Glórias a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lc 2.14). O verdadeiro Natal traz glória a Deus no céu e paz na terra entre os homens. Natal é boa nova de grande alegria para todo o povo. O verdadeiro Natal foi celebrado com efusiva alegria no céu e na terra. Portanto, prossigamos em celebrar o nascimento do nosso glorioso Salvador!"

Rev. Hernandes Dias Lopes

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


FORA DO PLANEJADO
Existe um valor inestimável em desastres; todos os nossos erros foram apagados. Graças a Deus que podemos começar tudo de novo! Thomas Edison

Oque você faz quando nada parece sair do modo como você planejou? Ajuste os seus planos e continue seguindo em frente. O que pode ser feito quando problemas e interrupções já consumiram a maior parte do seu tempo e as coisas sairam tudo ao contrário do planejado? Dê um passo atrás, sorria e saiba que você ficou um pouco mais sábio e mais determinado do que nunca a seguir em frente.

Quando as coisas saem ao contrário do planejado você pode ter a oportunidade de crescer na compreensão de como o tempo é precioso e como é fácil dele escapar qualquer tentativa de controle. Permita que essa compreensão intensifique o seu foco e mire esse foco na direção desejada. O que aconteceu, aconteceu. E você está onde você está.

A pior coisa que você pode fazer é se atemorizar, preocupar-se com o tempo e energia perdida; isso só fará acrescentar mais dor à sua perda. A melhor coisa a fazer é se levantar com uma renovada determinacão a fim de fazer um significativo e real progresso. Vá para além do tempo que você perdeu e faça uso do tempo que você tem e logo, muito logo você estará lá na frente ao ponto do seu retrocesso ser rapidamente esquecido.

Nélio DaSilva

Para Meditação:
reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas. Provérbios 3:6

sábado, 24 de dezembro de 2011

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


PEQUENAS DECISÕES
A única diferença que existe entre um dia bom e um dia mau está na atitude. Neil Eskelin

Você está hoje vivendo a vida que decidiu viver? A resposta é SIM! A razão para isso é que aquilo que você é, tem e faz é resultado das decisões que você já tomou. Se hoje você está onde está, isso acontece em virtude daquilo que você decidiu fazer.

Eis aqui uma fatalidade na vida: a sua vida é determinada por suas decisões. Você pode se decidir a sentar na sua poltrona e passar a noite toda assistindo à TV, ou pode investir esse tempo enriquecendo a sua mente com a leitura de um bom livro ou o aprendizado de uma nova habilidade. Você pode resolver anestesiar seus sentidos com drogas e álcool ou, pelo contrário, manter seu corpo em boa forma mediante exercícios regulares e uma alimentação sábia. Você, ao participar de uma festa, pode se isolar num canto, ou usar essa oportunidade para conhecer pessoas interessantes e trocar idéias e experiências com elas.

Curiosamente, as coisas importantes na vida não são necessariamente as grandes. É o efeito acumulativo de pequenas decisões que faz a grande diferença. Essas pequenas decisões estão diariamente à sua frente, à espera de uma iniciativa sua. Em última análise: são essas decisões, e não o acaso que determinam seu destino.

Nélio DaSilva

Para Meditação:
O pecado do homem mau o apanha na sua própria armadilha, mas o justo pode cantar e alegrar-se. Provérbios 29:6

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?
A marca registrada em grandes homens está na sua habilidade de identificar matérias triviais como triviais e matérias importantes como importantes. Doris Lessing

Se alguém lhe pedisse para indicar as coisas mais importantes da sua vida, o que é que você indicaria? Sua família, sua fé, sua saúde, sua integridade, sua carreira? Essa é uma pergunta que raramente as pessoas nos fazem.

Porém, todos os dias a vida nos faz essa pergunta. E todos os dias nós a respondemos. A nossa resposta não vem em forma de palavras, mas ela vem em forma de ação. As ações que você pratica todos os dias falam mais alto do que qualquer forma de reivindicação que você possa fazer. A maneira como você gasta o seu tempo, as coisas para as quais você devota a sua atenção e as coisas pelas quais você compromete os seus recursos, lhe dão um claro e inequívoco panorama da sua verdadeira prioridade.

Neste momento, a sua vida está demonstrando uma clara representação das coisas que, realmente, foram importantes para você no passado; e está falando, eloqüentemente, sobre todas aquelas coisas pelas quais você se comprometeu. Com isso em mente, pergunte a você mesmo – o que é importante para mim agora?

Nélio DaSilva

Para Meditação:
Porquanto para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Filipenses1:21

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


UM NOVO OLHAR
O sofrimento não é mal, a não ser que nos vença. Charles Kingsley

Com cada fim, vem também um novo começo; com cada desapontamento, vem uma nova oportunidade de ser bem sucedido. Com cada erro, vem um nova lição a ser aprendida; com cada retrocesso, vem um novo posicionamento a fim de seguir em frente.

Com cada frustração, vem a energia para um mais alto nível de realização. Com cada desafio, vem uma nova estratégia para se tomar uma nova ação. Com cada tempo de escuridão, vem a chance de brilhar uma nova luz. Com cada tristeza, vem uma mais profunda apreciação para as alegrias que a vida graciosamente oferece.

Com cada dificuldade, vem uma nova vitalidade a ser desenvolvida; com cada perda, vem uma crescente determinação de vencer. Apesar da vida oferecer muitos desafios e inúmeros problemas, existe um lado positivo em cada ângulo da vida. Tome a decisão de lançar um novo olhar para essa positiva realidade e nenhum problema por mais agudo que seja será problema por muito tempo.

Nélio DaSilva

Para Meditação:
os que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. Isaías 40:31

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


O QUE ESTÁ CERTO NA SUA VIDA?
Gratidão libera a plenitude da vida. Transforma negação em aceitação, caos em ordem, confusão em clareza. Transforma uma refeição em um banquete, uma casa num lar, um estranho em um amigo. Gratidão traz sentido ao nosso passado, paz para o presente e cria uma visão para o futuro. Melody Beattie

Freqüentemente definimos a nossa vida em função daquilo que está errado com ela. Isso, porém, nos limita e nos mantém sob um foco negativo. Agora, porém, pare por um momento e considere todas as coisas que estão certas na sua vida. Olhe para as coisas positivas e seja sinceramente grato, primeiramente, a Deus por essas coisas.

Pela infinita e inexplicável graça de Deus, Ele já lhe deu toda a riqueza e abundância necessárias que você precisa. Tudo o que você precisa fazer é identificar, reconhecer, ser grato e colocar em uso aquilo que você já tem em mãos. E isso começa quando você focaliza as coisas no lado positivo da vida. O que é que você realmente gosta nesta vida? Quais são os seus momentos mais felizes? Qual é a sua paixão? O que você faria se os seus recursos fossem ilimitados?

Responda essas perguntas e chances muito fortes existem de que você encontre algumas coisas que estão certas em sua vida. Esteja em sintonia com essas coisas e as aprecie. Busque uma maneira delas se tornarem parte da sua vida diária e do seu trabalho. Ao fazer isso, você estará crescendo numa vida de madura gratificação pessoal.

Nélio DaSilva

Para Meditação:
Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Provérbios 8:10

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PARE E ORE! (MEDITAÇÃO)


PORTAS A ATRAVESSAR
Uma pessoa sábia sempre irá refletir sobre a qualidade, e não sobre a quantidade da vida. Sêneca

As dificuldades na vida representam portas que você necessariamente terá que atravessar. Essas portas não estão à sua frente para impedí-lo de entrar e obrigatoriamente deixá-lo do lado de fora. Elas apenas estão ali para prepará-lo para aquilo que o espera do outro lado.

Do outro lado da porta estão todas aquelas coisas que você vem buscando e pedindo. Do outro lado da porta está tudo aquilo em que você tem sido preparado para abrir as demais portas.

Mas eis aqui algo encorajador: você tem consigo as chaves dessas portas, e elas estão à sua disposição. Elas são: fé, confiança e oração. A única coisa que você tem de fazer é relembrar que as grandes portas, com fechaduras maciças, são usadas para proteger coisas valiosíssimas!

Nélio DaSilva

Para Meditação:
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3:5-6

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

NOMEAÇÕES PASTORAIS 3ªRE - 2012


NOMEAÇÕES PASTORAIS – 2012
Período de 01 de fevereiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013

SUPERINTENDENTES DISTRITAIS – SDs

DISTRITO CENTRAL – SP
SD: Luiz Carlos Lima Araújo

DISTRITO LESTE – 1
SD: Alexander Christian Rodrigues Antunes

DISTRITO LESTE 2
SD: Alcides Alexandre de Lima Barros

DISTRITO NORTE
SD: Miguel Ângelo Fiorini Jr.

DISTRITO OESTE
SD: Cristiane Capeleti Pereira

DISTRITO SUL
SD: Edvaldo Lima de Oliveira

DISTRITO GRANDE ABC
SD: Daniel Rocha

DISTRITO LITORAL
SD: Lupercio de Souza Vieira

DISTRITO SOROCABA
SD: Joelson Lima da Silva

DISTRITO VALE PARAÍBA
SD: Reinaldo Carvalho Monteiro

NOMEAÇÕES PASTORAIS – 2012
Período de 01 de fevereiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013

Alterações no Processo de Nomeações Pastorais e
Nomeação de Acadêmicos de Teologia – 4o Ano ( de outras regiões na 3ª)

DISTRITO CENTRAL – SP
SD: Luiz Carlos Lima Araújo

Belém
Daniel Santana Camuçatto, Presbítero, c/ônus, integral (02)
Andreia Fernandes Oliveira, Presbítera, Comis. 1ªRE, s/ônus, parcial (02)

Brás
José Gonçalves Pereira, Presbítero, c/ônus, integral (02)

Catedral de São Paulo
Marcos Antonio Garcia, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (09)
Inaldo Jacinto da Silva, Presbítero, Coadjutor, c/ônus, integral (01)
Robson Porto Rocha, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)
Para: Congregação Morumbi
Dulcilene Albuquerque R. Souza, Asp. Presbiterato, c/ônus, parcial (01)

Ipiranga
Fernando Cezar Moreira Marques, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (05)
Jonatas Rotter Cavalheiro, Presbítero, Coadjutor, c/ônus, parcial (05)

Jardim Colorado
Elena Alves Silva, Presbítera, Titular, c/ônus, parcial (02)
José Carlos de Souza, Presbítero, Coadjutor, s/ônus, parcial (01)
Para: Congregação Carrãozinho
Douglas Alexandre da Silva, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Luz
Conrrado Milton Zacara Junior, Presbítero, Titular, s/ônus, parcial (07)
Ligia Maria Fonseca Zacara, Presbítera, Coadjutora, s/ônus, parcial (07)

Mooca
Marciano do Prado, Presbítero, c/ônus, integral (01)

Vila Mariana
Luiz Carlos Lima Araújo, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (02)
Lídia Maria de Lima, Presbítera, Coadjutora, s/ônus, parcial (03)

Vila Prudente
Fabiana de Oliveira Ferreira, Presbítera, c/ônus, integral (01)
Jordânia Modesto Furtado, Asp. Presbiterato, Ajudante, c/ônus, parcial (01)
Eduardo Gonçalves Copele, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Congregação Vila Alpina
Ângela de Carvalho Rocha, Presbítera, c/ônus, parcial (01)
Andre Luiz Lopes Gomes, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)


DISTRITO LESTE – 1
SD: Alexander Christian Rodrigues Antunes

Guaianazes
José Pascoal Mantovani, Asp. Presbiterato, c/ônus, integral (02)
Demosthenes dos Santos, Presbítero, Supervisor

Para: Congr. Ferraz Vasconcelos
Walter Benedito Godinho, Pastor, c/ônus, parcial (02)
Mauro Sergio Martinez, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Itaim Paulista e Congr. Jd. Camargo Novo
Valdo Monteiro da Silva, Presbítero, c/ônus, integral (01)
Carlos Eduardo de Araujo Matos, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Jardim América
Mário Fernandes, Presbítero, c/ônus, integral (03)

Mogi das Cruzes
Thelma Ferreira G. Nascimento, Presbítera, c/ônus, integral (01)
Ismael Forte Valentin, Presbítero, Coadjutor, s/ônus, parcial (06)

Monte Belo
Demosthenes dos Santos, Presbítero, c/ônus, parcial (02)

Poá – Central
Gladys Barbosa Gama, Presbítera, c/ônus, integral (01)

São Miguel Paulista
Osmar Rosa dos Santos, Presbítero, c/ônus, parcial (05)

Suzano
Sérgio Marcos Leite, Presbítero, c/ônus, integral (08)
Para: Congregação Jardim Leblon
David Alves da Silva, Asp. Presbiterato, s/ônus, parcial (02)

Projeto Mis. Santa Isabel
Margarida Fátima Souza Ribeiro, Presbítera, Comissionada 2ª RE, s/ônus, parcial (07)
Blanches de Paula, Presbítera, Comis.4ª RE, Coadjutora, s/ônus, parcial (07)


DISTRITO LESTE 2
SD: Alcides Alexandre de Lima Barros

Aricanduva
Dirceléia de Oliveira Netto, Presbítera, s/ônus, parcial (01)

Artur Alvim
Jocely Teixeira Rodrigues, Presbítero, c/ônus, integral (02)
Suely Xavier dos Santos, Presbítera, Coadjutora, s/ônus, parcial (01)

Boturussu
João Batista Ribeiro Santos, Presbítero, c/ônus, parcial (01)

Cidade Líder
Ailton Amorim Coutinho, Presbítero, c/ônus, parcial (03)

Itaquera
Aparecida de F. Ferreira Albernaz, Presbítera, c/ônus, integral (01)

Jardim Arizi
Dino Marisa, Presbítero, c/ônus, integral (03)

Jardim Ipanema
Danilo Prado, Presbítero, c/ônus, parcial (01)
Célia Regina Silva Fonseca, Asp. Presbiterato, Ajudante, s/ônus, parcial (03)

Penha
Alcides Alexandre de Lima Barros, Presbítero, c/ônus, integral (03)

Santo Estevão
Jair Alves, Presbítero, c/ônus, parcial (03)
Thays Cesar, Pastora, Ajudante, c/ônus, parcial (02)
Michele de Andrade Oliveira, Pastora Acadêmica, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Vila Formosa
Alexander Christian Rodrigues Antunes, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (01)
Washington Luiz Zucoloto, Presbítero, Coadjutor, s/ônus, parcial (01)

Vila Rica
Sueli Jerep Smarzaro, Presbítera, c/ônus, parcial (06)


DISTRITO NORTE
SD: Miguel Ângelo Fiorini Jr.

Água Fria
Miguel Ângelo Fiorini Jr., Presbítero, Titular, c/ônus, integral (06)
Helena Rezende Fiorini, Presbítera, Coadjutora, c/ônus, integral (01)
Para: Congregação Francisco Morato
Ezequiel de Azevedo, Presbítero, c/ônus, integral (04)
Maria Raquel Hifran Azevedo, Pastora, Ajudante, s/ônus, parcial (04)

Atibaia
Claudia Cristina de Freitas, Presbítera, c/ônus, integral (02)

Guarulhos – Central e Congr.Ponte Grande
Denilson Gomes da Silva, Presbítero, c/ônus, integral (05)
Alicerio Junior de Morais, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)
Erica Fernandes dos Santos Morais, Pastora Acadêmica, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Santana
Patrícia Regina Moreira Marques, Presbítera, Titular, c/ônus, integral (04)
Paulo Bessa da Silva, Presbítero, Coadjutor, s/ônus, parcial (04)

Tucuruvi
Marisete Alves Theodoro Carvalho, Presbítera, Titular, c/ônus, integral (01)
Claudio de Carvalho, Presbítero, Coadjutor, c/ônus, parcial (01)
Para: Ponto Missionário Parque Jurema
Leandro de Vargas Gerra, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Vila Galvão e Congregação Jardim Cambará
Weygner Patrick Carvalho e Silva, Presbítero, c/ônus, integral (01)

Vila Gustavo
Welinton Pereira da Silva, Presbítero, c/ônus, parcial (02)

Vila Maria
Nadir Cristiano de Carvalho, Presbítero, c/ônus, integral (06)

Vila Mazzei
Alexandre Silva, Presbítero, c/ônus, parcial (01)

Vila Medeiros
José Antonio da Silva Toledo, Presbítero, c/ônus, parcial (01)

Vila Nivi
Wesley Fajardo Pereira, Presbítero, c/ônus, parcial (01)

Vila Nova Cachoeirinha
Renato Saidel Coelho, Presbítero, c/ônus, integral (02)

Vila Paulistana
Fernando Calzado Brandi, Presbítero, c/ônus, parcial (03)

Vila São João
Henrique Leal Garcia Duarte, Presbítero, c/ônus, parcial (03)
Diviraldo da Silva Rodrigues, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)


DISTRITO OESTE
SD: Cristiane Capeleti Pereira

Butantã
Jonas Mendes Barreto, Presbítero, Comis. 4ªRE, Titular, c/ônus, integral (07)
Joyce Torres Plaça, Presbítera, Coadjutora, s/ônus, parcial (04)

Carapicuíba
Rogério Ferreira dos Santos, Asp. Presbiterato, c/ônus, integral (02)
Jonas Mendes Barreto, Presbítero, Comis. 4ªRE, Supervisor

Itaberaba
Tiago de Almeida Valentin, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (02)
Laura Rocha Costa Valentin, Presbítera, Coadjutora, c/ônus, parcial (02)

Jardim Belval e Ponto Missionário Barueri (Central)
Carlos Guilherme F. da Silva Magajewski, Asp. Presbiterato, c/ônus parcial (01)
Adão de Abreu Gomes Júnior, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)
Joyce Torres Plaça, Presbítera, Supervisora

Jardim Bonfiglioli
André Maurici Izaguirre Gobi, Presbítero, c/ônus, parcial (01)

Jardim Elisa Maria
Edemir Antunes Filho, Presbítero, c/ônus, parcial (01)

Jundiaí e Congregação Santa Gertrudes
Pedro Nolasco Camargo Guimarães, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (07)
Luciano José de Lima, Presbítero, Coadjutor, c/ônus, parcial (04)

Lapa
Silas Castro Camuçatto, Presbítero, c/ônus, integral (01)
Para: Congregação Jardim Britânia
Cristiano Lopes Banjar, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Morro Grande
Dayse Aparecida Gonçalves Santos, Presbítera, c/ônus, integral (01)

Osasco
Izaias Bezerra da Silva, Presbítero, c/ônus, parcial (01)

Parada de Taipas e Congregação Perus
Israel Alcantara da Rocha, Asp. Presbiterato, Titular, c/ônus, parcial (02)
Tays Rodrigues Rocha, Asp. Presbiterato, Coadjutora, s/ônus, parcial (02)
Laura Rocha Costa Valentin, Presbítera, Supervisora

Pinheiros
Ronald Silva Lima, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (04)
Cristiane Capeleti Pereira, Presbítera, Coadjutora, c/ônus, parcial (07)
Maurício Luis Klaczek, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Ponto Missionário Pirituba
Odilon da Cruz Junior, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)
Silas Castro Camuçatto, Presbítero, Supervisor

Vila Penteado
José Luiz de Carvalho, Asp. Presbiterato, c/ônus, parcial (04)
Ronald Silva Lima, Presbítero, Supervisor

Vinhedo: a decidir

DISTRITO SUL
SD: Edvaldo Lima de Oliveira

Aeroporto
Solange Aparecida Gamboa Ferreira, Presbítera, Comis.4ªRE, Titular, c/ônus, parcial (04)
Juarez Ferreira de Jesus, Presbítero, Comis.4ªRE, Caodjutor, s/ônus, parcial (04)

Campo Belo
Marcio Miguel de Oliveira Arbex, Presbítero, c/ônus, integral (02)
Eduardo Seixas Junior, Asp. Presbiterato, s/ônus, parcial (01)

Itaim Bibi
Octávio Alves dos Santos Filho, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (03)
Ana Carolina Chizzolini Alves, Presbítera, Coadjutora, s/ônus, parcial (03)

Itapecerica da Serra
Zulma Ferreira Gomes Presbítera, Titular, c/ônus, integral (03)
Para: Congregação Palmeiras
Rosangela de Souza da Silva Bruno, Asp. Presbiterato, Ajudante, c/ônus, parcial (02)

Jabaquara
José Geraldo Magalhães Junior, Presbítero, Comis.4ªRE, Titular, s/ônus, parcial (01)
Ivana Cristina Dezideiro Santana dos Santos, Presbítera, Coadjutora, c/ônus, parcial (02)
Douglas Chempe Torres da Silva, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)
Para: Congregação Cidade Dutra
Oswaldo Riboldi Junior, Presbítero, Coadjutor, s/ônus, parcial (04)

Jardim Ângela
João Batista Nunes Medeiros, Presbítero, c/ônus, integral (09)

Jardim Capela
Maria Nanci Folkl, Presbítera, c/ônus, integral (01)

Santo Amaro
Edvaldo Lima de Oliveira, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (04)
Rute Bertoldo Vieira Moraes, Presbítera, Coadjutora, c/ônus, parcial (03)
Edinaldo Julio, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Taboão da Serra
José Fernandes Vieira Neto, Presbítero, c/ônus, parcial (05)
Angelita de Morais Silva, Asp. Presbiterato, s/ônus, parcial (02)

Veleiros
Cristina Antonia Ferreira da Silva, Presbítera, c/ônus, parcial (04)


DISTRITO GRANDE ABC
SD: Daniel Rocha

Diadema
Alexandre Crisóstomo, Presbítero, c/ônus, parcial (07)
Rejane Tavares Guimarães da Gama, Pastora Acadêmica, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Jardim Ipê
Jefferson Luiz Kaczorowski, Presbítero, Titular, c/ônus, parcial (03)
Joana D´Arc Meireles, Presbítera Comissionada 1ªRE, Coadjutora, s/ônus, parcial (04)
José Augusto Silveira Neto, Pastor Acadêmico, Ajudante, s/ônus, parcial (01)

Jardim Santo André (SA)
Silvio Augusto Parraga, Presbítero, c/ônus, parcial (01)

Mauá
Samuel Duarte de Souza, Presbítero, c/ônus, parcial (03)

Rudge Ramos
Shirley M. Albuquerque Pinheiro, Presbítera, Titular, c/ônus, integral (01)
Cesar Roberto Pinheiro, Presbítero Coadjutor, s/ônus, parcial (01)
Abigail Alves de Siqueira, Presbítera, Coadjutora, c/ônus, integral (01)
Helmut Renders, Presbítero, Coadjutor, s/ônus, parcial (02)
Para: Ponto Missionário Tamarutaca
Enoque Rodrigo de Oliveira Leite, Asp. Presbiterato, c/ônus, integral (03)

Santo André – Central
Daniel Rocha, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (02)
Jonadab Domingues de Almeida, Presbítero, Comissionado 6ªRE, Coadjutor, s/ônus, parcial (04)
Mauro Salmeron Maiorino, Asp. Presbiterato, s/ônus, parcial (01)

Para: Congregação Vila Pires
Patricia Cristina Silva Souza Alves, Presbítera, Coadjutora c/ônus, integral (05)
Claudia Regina Dias Furtado, Asp. Presbiterato, c/ônus, parcial (03)

São Bernardo do Campo
Marcos Munhoz da Costa, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (01)
Ângela A. Balbastro Ribeiro, Presbítera, Coadjutora, c/ônus, parcial (02)

Para: Ponto Missionário Jardim Trieste
Rogério Ferreira da Silva, Pastor, s/ônus, parcial (03)

São Caetano do Sul
Wagner dos Santos Ribeiro, Presbítero, c/ônus, integral (02)

São Mateus (SP)
Eliziário Lima Reis, Asp. Presbiterato, c/ônus, parcial (03)
Cesar Roberto Pinheiro, Presbítero, Supervisor

Vila Conde do Pinhal
Cláudia Maria da Silva Nascimento, Presbítera, c/ônus, integral (02)
Oswaldo de Souza Júnior, Presbítero, Coadjutor, s/ônus, parcial (06)
Eduardo Augusto Stambassi, Asp. Presbiterato, c/ônus, parcial (03)

Vila Floresta
Amélia Tavares Correia Neves, Presbítera, Titular, c/ônus, parcial (12)
Cláudio de Oliveira Ribeiro, Presbítero, Comis.1ªRE, Coadjutor, s/ônus, parcial (03)

Vila Planalto
Anísio Pereira, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (01)


DISTRITO LITORAL
SD: Lupercio de Souza Vieira

Cota 200
Jânio César Fernandes Barbosa, Presbítero, s/ônus, parcial (05)
Luciene de Oliveira Martins, designada Missionária, s/ônus, parcial (02)

Para: Congregação Perequê
Creusa Ferreira da Hora, Presbítera, c/ônus, parcial (01)

Cubatão
Jânio César Fernandes Barbosa, Presbítero, c/ônus, integral (05)
Para: Congregação Bertioga: (Riviera S.Lourenço/Boracéia)
Meire Temóteo da Silva, Presbítera, c/ônus, parcial (02)

Jardim Bom Retiro
Suely de Souza Moraes, Presbítera, c/ônus, parcial (01)

Praia Grande
Lupercio de Souza Vieira, Presbítero, c/ônus, integral (05)
Josimeiry Albuquerque Vieira, Asp. Presbiterato, c/ônus, parcial (05)
Paulo Gilmério dos Santos, designado Missionário, s/ônus, parcial (01)
Para: Congregação São Vicente
Laerte Leonardo Mangia, designado Missionário, c/ônus, parcial (02)

Santos – Central
Moisés Monteiro de Moraes, Presbítero, c/ônus, integral (01)

Vicente de Carvalho
Moisés Monteiro de Moraes, Presbítero, c/ônus, integral (01)
Maria do Socorro Souza Trindade, Pastora, Ajudante, c/ônus, parcial (03)
Josias Bueno Guimarães, designado Missionário, s/ônus, parcial (08)


DISTRITO SOROCABA
SD: Joelson Lima da Silva

Capão Bonito
Dany Andrini Edmundo, Presbítero, c/ônus, integral (02)
Chrystiane Uxistiki F.A.Edmundo, Asp. Presbiterato, Ajudante, s/ônus, parcial (02)

Cotia
Rubens Fajardo Jr., Asp. Presbiterato, c/ônus, integral (01)
Edson César da Silva, Presbítero, Supervisor

Ibiúna
Jaqueline Ribeiro de Souza Alves, Asp. Presbiterato, c/ônus, integral (02)
Joelson Lima da Silva, Presbítero, Supervisor
Itapetininga
Edson Silva Soares, Pastor, c/ônus, integral (06)

Itapeva
Glenn Ivan Ynguil Fernandez, Presbítero, c/ônus, integral (03)

Mairinque
Cimara Pereira Galeza, Presbítera, c/ônus, parcial (05)

Parque Manchester: a definir

São Roque
Edson César da Silva, Presbítero, c/ônus, integral (02)
Glauco Antonio Siqueira da Silva, Asp.Presbiterato, Ajudante, c/ônus, parcial (02)

Sorocaba – Central
Joelson Lima da Silva, Presbítero, c/ônus, integral (02)
Para: Ponto Missionário Mato Dentro
Fernando Nigro Pupo, Presbítero, Coadjutor, c/ônus, parcial (03)

Vargem Grande Paulista
Edson Bertoldo Vieira, Presbítero, c/ônus, parcial (01)

Vila Gomes
Ana Paula Garcia de Matos, Presbítera, c/ônus, integral (01)


DISTRITO VALE PARAÍBA
SD: Reinaldo Carvalho Monteiro

Betânia
Cristian Alessandro Silveira Rizos, Presbítero, c/ônus, integral (09)
Campos do Jordão
Marcelo Arruda, Presbítero, c/ônus, integral (03)
Paulo Roberto Garcia, Presbítero, Coadjutor, s/ônus, parcial (06)

Cume: a definir

Cunha – Central
Flávio Moraes de Almeida, Presbítero, c/ônus, integral (08)
Daniel Pereira da Silva, Asp. Presbiterato, Ajudante, c/ônus, integral (01)

Guaratinguetá
Marcos Barboza, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (02)

Jacareí
Andréia Anália Eugênio, Presbítera, c/ônus, parcial (02)
Para: Congregação Cachoeira Paulista
Silvio Cezar Leite, Asp. Presbiterato, c/ônus, parcial (02)

Jardim Satélite
Nilce Pereira Callisaya, Presbítera, c/ônua, integral (01)

Jericó
João Aparecido Anunciação de Lima, Presbítero, c/ônus, integral (04)

Lorena e Congregação Cruzeiro
Hélerson Alves Nogueira, Presbítero, c/ônus, integral (09)

Pindamonhangaba
Reinaldo Carvalho Monteiro, Presbítero, c/ônus, integral (06)
Para: Congregação Jardim Bela Vista
Wellington Camargo Soares, Presbítero, Coadjutor, c/ônus, parcial (01)

Piquete
Gabriel de Almeida Amato, Asp. Presbiterato, c/ônus, integral (02)
Flávio Moraes de Almeida, Presbítero, Supervisor

São José dos Campos e Congregação Vila Ester
Willian de Melo, Presbítero, c/ônus, integral (02)
Patricia Kynskowo de Medeiros, Asp. Presbiterato, c/ônus, integral (02)

São Sebastião
João Marcos da Silva, Presbítero, c/ônus, integral (01)

Taubaté – Central
Hamilton Wesley Leite, Presbítero, Titular, c/ônus, integral (09)
Clevering Torres, Presbítero, Coadjutor, c/ônus, parcial (01)
Francisco Hélio do Prado Filho, Presbítero, Coadjutor, s/ônus, parcial (05)
Para: Congregação Ubatuba
João Carlos Dias, Presbítero, c/ônus, integral (03)

Tremembé e Ponto Missionário Flor do Campo
Lucinéia Fischer da Silva, Asp. Presbiterato, c/ônus, integral (01)
Hamilton Wesley Leite, Presbítero, Supervisor


NOMEAÇÕES ESPECIAIS
I.Área Geral
a) Publicações: No Cenáculo – Disk-Oração
Programa de Discipulado
Nelson Luiz Campos Leite, Bispo Honorário (14)

b) Faculdade de Teologia
José Carlos de Souza (27)
Josias Pereira (24)
Otoniel Luciano Ribeiro (21)
Paulo Roberto Garcia, Reitor da Faculdade de Teologia (20)
Helmut Renders (06)

c) Instituições
Ana Carolina Chizzolini Alves, Presbítera, cedida Área Geral, Pastoral da Umesp
César Roberto Pinheiro, Presbítero, cedido Área Geral, Pastoral da Umesp
Renato Saidel Coelho, Presbítero, cedido Área Geral, representação junto ao CNAS, tempo parcial

II.Área Regional - Instituição, órgão:

CEMEC – Centro Metodista de Capacitação
Amélia Tavares Correia Neves, Presbítera, c/ônus, tempo parcial (07)

III.Assessoria Episcopal para Federações:
de Juvenis – Lidia Maria de Lima, Presbítera, s/ônus, tempo parcial (01)
de Jovens – Moisés Monteiro de Moraes, Presbítero, s/ônus, tempo parcial (01)
de Homens – Alexander Christian Rodrigues Antunes, Presbítero, s/ônus, tempo parcial (01)
de Mulheres – Amélia Tavares Correia Neves, Presbítera, s/ônus, tempo parcial (11)

IV. Pastores/as e Missionários Cedidos
a) para a 2ª Região
Flávia Camargo Teixeira, Presbítera (04)

c) para a 5ª Região
Núria de Souza Lisboa, Presbítera (06)
Rafael Rogério de Oliveira, Asp. Presbiterato (01)

d) para a REMNE
Claudete Costa da Cruz, designada Missionária (02)

e) para a REMA
Marcos Antonio Julião, Presbítero (01)

f) na Área Geral
Jane Lima Oliveira da Silva, Presbítera, Igreja Metodista Britânica
Lorenz Richard Kock, Presbítero (03) para a Suiça
Lourdes Teixeira Magalhães, Presbítera (05) para os EUA

g) para ASETT Associação Ecumênica de Teólogas/os do Terceiro Mundo-região América Latina
Eliad Dias dos Santos, Presbítera (02)

V. Área Regional - Situações Especiais:
.Falecidos em 2011
Bispo Adolfo Evaristo de Souza, Presbítero
David Flausino Dias, Pastor
Silas Pereira Barbosa, Presbítero

. Transferidos para 4ªRE:
Renato Carvalho Romero, Presbítero (08)
Zuleine Dias Gomes, Presbítera (04)

. Aposentados em 2012
a pedido:
Elza dos Santos Vieira, Presbítera
Cecília da Silva Theodoro, Pastora
Devair Netto, Presbítero
Otoniel Luciano Ribeitro, Presbítero

.Licenciados em 2012
Izilda de Castro Neves, Presbítera, para tratar de assuntos particulares
Oswaldo de Oliveira Santos Jr., Presbítero, para tratar de assuntos particulares

. Recebidos por Transferência:
Presbíteros e Presbítera
Jânio César Fernandes Barbosa – REMNE
João Marcos da Silva – 1ª RE
Suely Xavier dos Santos – 5ª RE
Welinton Pereira da Silva – 4ª RE
Weygner Patrick Carvalho e Silva – 4ª RE

Pastor
Rogério Ferreira da Silva – 4ª RE

. Retorno à Região de origem
Renilda Martins Garcia, Presbítera, 1ªRE

VI. Comissionados/as e Cedidos/as na 3ª Região
a. Presbíteros/as
Andreia Fernandes Oliveira - 1ª RE
Bispo Stanley da Silva Moraes – 2ª RE
Blanches de Paula – 4ª RE
Cláudio de Oliveira Ribeiro - 1ª RE
Joana D´Arc Meireles – 1ª RE
Jonadab Domingues de Almeida – 6ª RE
Jonas Mendes Barreto, Presbítero – 4ª RE
José Geraldo Magalhães Junior – 4ªRE
Juarez Ferreira de Jesus – 4ª RE
Margarida Fátima Souza Ribeiro – 2ª RE
Solange Aparecida Gamboa Ferreira – 4ª RE

VII. Licenciados em anos anteriores a 2012
Dilene Fernandes de Almeida, Presbítera para Estudos
James Reaves Farris, Presbítero Comis.USA em Licença Saúde
VIII. Pastores Aposentados em anos anteriores a 2012
. Presbíteros
Anocilo Paiva
Milton Barbosa Soares
Aristides Fernandes da Silva
Moisés da Silva
Azor Alves Felippe
Nelson Luiz de Campos Leite
Bohumil Jerep
Omir Andrade
Cláudio Rafael de Medeiros
Osvaldo Contieri
Dorival Rodrigues Beulke
Oswaldo de Souza
Eli Rosa
Percides Costa Pereira
Filemon de Assis
Ronaldo Sathler Rosa
Gerson Cardoso de Lima
Saul Whitehead
Jairo Messias Monteiro
Sinclair Corrêa Soares
Jesus Anacleto Rosa
Syla Namorato
Josias Pereira
Syllas Antunes
Josimar Ramos de Oliveira
Tarcis Prado
Laan de Oliveira Barros
Walter Rodrigues da Silva
Laerth Gonçalves Araújo
Yong Shik Pai
Laurindo Prieto
Zeni de Lima Soares
Maria de Jesus

. Pastores Suplentes
Alcides Savério Blóis
Dino Ari Fernandes
Dirceu José de Oliveira
Ezequiel Alves de Oliveira
Felinto Rita dos Santos Macedo
Gabriel Cândido de Lima
Hélcio Mariotto
Jairo Cardoso
José Basílio da Silva
Josué Alves Nogueira
Manoel de Souza
Pietro Atti
Rubens José Gama
Silas Lain Pupo

. Pastores/a
Antonio Francisco
Aparecida Mendonça Gomes
Dirceu Marcelo Jordão
Filadélfia Ferreira Segura
José Gonçalves Pereira
José Soares de Campos
Mirian Jacob Kerne
Otávio Severino da Silva
Reinaldo Dantas dos Santos
Riael da Silva Ribeiro
Uriel Flausino Dias

. Diácono
Silas Campos dos Santos

IX. Missionárias Leigas Aposentadas
Phyllis Louise Reily
Sarah Frances Bowden

X.Assessoria Episcopal junto aos
Alunos da Região na Fac. de Teologia
Cesar Roberto Pinheiro

XI.Ministérios Regional
Ministério AA-AFRO – Ações Afirmativas para Afro-Descendentes
Diná Silva Branchini

Ministério de Apoio aos Aposentados
A suprir

Ministério do Desenvolvimento Missionário
Secretário Executivo: Antônio Francisco

Ministério Semana pra Jesus
Ana Maria Rodrigues Lima

Ministério Espaço Metodista 24 horas
(Atendimento Pastoral e Espiritual)
Gutemberg Casal Barbosa, Presbítero, s/ônus, tempo parcial (02)

Projeto Cenáculo de Oração
Jaime Bretanha Junker Jr.
Soraya Barbosa de Lima Junker

XII. Assessorias
. Assessor Episcopal
Osvaldo Contieri, c/ônus, tempo parcial (09)

. Apoio Episcopal
Adriel de Souza Maia, Bispo
Geoval Jacinto da Silva, Bispo
Nelson Luiz Campos Leite, Bispo
Stanley da Silva Moraes, Bispo

. Apoio Discipulado Pastoral e Pastoreio de Pastores
Alexandre Crisóstomo
Cláudia Maria da Silva Nascimento
Cristiane Capeleti Pereira
Marisete Alves Theodoro Carvalho
Martin Santos Barcala
Willian de Melo

XIII. Projeto "Revitalizar Igrejas"
Henrique Leal Garcia Duarte

XIII. Campo Missionário Regional do Vale do Ribeira
Martin Santos Barcala, Presbítero, c/ônus, integral (02)

XIV. Desligada da Ordem Presbiteral cf. decisão do 40º Concílio Regional
Débora Wandermurem Cavalheiro

XV. Descontinuados do Período Probatório
Evandro Teixeira Alves, Asp. Presbiterato
Roy de Oliveira Duarte, Asp. Presbiterato, no final de 2011

XVI. Designação de Missionário Cancelada
Ademir dos Santos

XVII. A Decidir
Paulo Antônio Pagano de Carvalho, Pastor
Creuza da Cruz e Silva, Presbítera
Aguardando a vigência da nova Lei Canônica, a partir de 01/01/2012.
Ezequiel Lopes Pereira, Presbítero
Jether Ernesto Cardoso, Presbítero
Zilmar Gomes, Presbítero

São Paulo, 18 de dezembro de 2011.
José Carlos Peres
Bispo Presidente 3ª RE

Fonte: Site Regional