Você é o Visitante Número:

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Desculpas mais comuns para não entregar o dízimo


O dízimo é um teste de fé em que muitos têm sido repro­vados. São muitas as desculpas aparentemente teológicas que as pessoas dão para tentar aplacar a sua consciência. Gostaria de abordar aqui as desculpas mais freqüentes.

1. O dinheiro é meu, eu ganhei
É comum a idéia de que temos completa autoridade sobre nossos bens. Mas a realidade é bem diferente: “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém” (Sl 24.1). Tudo o que temos vem do Senhor e indiretamente procede do nosso trabalho (1Cr 29.14). Os nossos bens nos perten­cem da mesma forma que o quarto do nosso filho perten­ce a ele. Na verdade, pertence aos pais que deram tempo­rariamente ao filho. Isso é muito mais verdadeiro quando se relaciona a nós que fomos comprados pelo sangue de Jesus (1Co 6.20).

2. Minha oferta é algo entre eu e Deus e ninguém mais
Muitos cristãos pensam que a sua oferta é algo privado e somente Deus pode saber. Eles usam o texto de Mateus 6 como justificativa: “Tu, po­rém, ao dares a esmola, igno­re a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita” (v. 3). Mas aqui as palavras de Je­sus estão relacionadas com a motivação do coração e não com a privacidade. Sempre que alguém insiste na priva­cidade é por ter algo a escon­der. É vontade de Deus que, como discípulos, prestemos conta da nossa fidelidade uns aos os outros. Ofertar é uma questão que envolve você, Deus e os irmãos.

3. Deus ama a quem dá com alegria, como não me sinto alegre, não dou de forma alguma
“Deus ama a quem dá com alegria” (2Co 9.7), mas isso não significa que você precisa esperar até se sentir sufi­cientemente alegre para dar. A obediência não depende de sentimento. A alegria, normalmente, vem durante ou de­pois de ofertarmos. Devemos aspirar sermos grandes do­adores e a melhor maneira de cultivar a alegria de dar é dando. Se você não sente alegria em ofertar, mude o seu coração, mas não deixe de ofertar.

4. Eu não confio na honestidade dos pastores e líderes, por isso não contribuo
Antes de tudo, precisamos entender que não damos à igre­ja, mas ao Senhor. É verdade que damos ao Senhor atra­vés da Igreja, mas não contribuímos como se fosse paga­mento de mensalidade de membros de um clube. Além disso, quem é você para julgar as motivações da sua lide­ lide­rança (Mt 7.1,2)? Será que nossos líderes necessitam de se arrepender ou nós é que precisamos rever nossa atitude?

O desconfiado não é confiável. Nós sempre julgamos os outros com base em nós mesmos. Como eu sou since­ro diante de Deus, acho que todo mundo é; como eu es­tou buscando a Deus, acho que os demais fazem o mes­mo. Nunca julgue pela aparência, mas somente pela reta justiça (Jo 7.24).

5. Eu gostaria de ofertar, mas eu não tenho o suficiente
Ofertar pode ser um luxo para o rico, mas é um privilégio para o pobre. Muitos dizem que não podem dar, mas o que eles querem realmente dizer é que não podem dar confor­tavelmente. Ofertar pode significar um sacrifício que pre­cisa de uma medida de fé, algo que a Bíblia nos convida a fazer; e o maior exemplo é o próprio Senhor Jesus. Ele se fez pobre para nos fazer ricos (2Co 8.9). A oferta genuína é um sacrifício do conforto pessoal pelo reino de Deus.

6. Eu estou cheio de dívidas, por isso não posso ofertar agora
Você tem obrigação não somente pa­ra com os seus credores, mas antes de tudo para com Deus. Especifica­mente, a Bíblia nos ensina a dar ao Senhor as primícias, ou seja, o me­lhor de nossa renda (Pv 3.9). O nos­so primeiro cheque deve ser para Deus e ninguém mais. Refreamo-nos em dar porque nos sentimos insegu­ros, mas Aquele que não poupou o seu próprio Filho não nos negará coi­sa alguma (Rm 8.32), antes nos su­prirá em todas as nossas necessida­des (Fp 4.19).

7. Eu quero ofertar, mas agora estou muito apertado
Alguns dos maiores exemplos de ge­nerosidade na Bíblia são de pessoas pobres (Lc 21.1-4; 2Co 8.1,2). O receio e a insegurança não são motivos para deixarmos de ofertar. O Senhor sa­be do que necessitamos e prometeu nos suprir (Mt 6.32). Se você espera se sentir seguro para ofertar, pode ser que esse dia nunca chegue. A provisão de Deus vem somente depois de ofertamos (2Co 9 6-11). É assim que a fé funcio­na. Faça prova de Deus (Ml 3.10).

8. Eu sou um jovem e tudo o que tenho é a mesada dos meus pais
É verdade que a época de estudante é notoriamente um tempo difícil em nossa vida financeira. O estudante nor­malmente não tem dinheiro, mas nem por isso está de­sobrigado da oferta. Ofertar é um privilégio e responsa­bilidade de todo discípulo. Independe de idade ou renda. Devemos nos lembrar de que o milagre da multiplicação aconteceu, justamente, porque um jovem resolveu ofertar ao Senhor os cinco pães e os dois peixinhos, que era toda a sua merenda (Jo 6.9).

9. O dízimo não se aplica a nós, mas ao Velho Testamento
É de fato interessante ver que o dízimo, sendo uma parte tão importante do Velho Testamento, seja tão pouco men­cionado no Novo Testamento. Devido a isso, alguns con­cluem que Deus não requer mais o dízimo do Seu povo. Is­so, porém, é um engano.

O padrão de Deus para o Novo Testamento é a excelên­cia. Jesus disse: “Ouviste o que foi dito...”. Portanto, se a regra era não matar, agora é nem sequer chamar o ir­mão de tolo; se era não adulterar, agora é nem sequer olhar com intenção impura; se era 10%, agora Deus re­quer 100%. João Batista requereu 50% (Lc 3.11) e Jesus requereu 100% (Lc 21.1-4). O dízimo é apenas o ponto de onde partimos e não o nosso alvo final em Deus.

Se um crente não consegue deixar de adulterar, imagine deixar de olhar; se não consegue dar os dízimos, imagine quando Deus requerer algo mais. Além disso, Jesus não aboliu o dízimo, o confirmou em Mateus 23.23. O dízimo vem antes da lei. Abraão o entregou a Deus por meio de Melquisedeque (Hb 7.8).

10. Não dou o dízimo porque Deus não precisa de dinheiro
Deus é o dono de toda prata e todo ouro (Ag 2.8). Ele não apenas não precisa de dinheiro como não precisa de ho­mem algum para servi-lO. Tudo faz parte do Seu treina­mento em nossa vida. Pela graça você foi feito servo, aju­dante de Deus.

11. A Bíblia diz que cada um deve contribuir segundo tiver proposto no coração. Então, sou livre para ofertar muito, pouco ou nada
É verdade que Paulo disse para cada um contribuir segun­do tiver proposto no coração (2Co 9.7). Diante disso, po­deríamos pensar que estamos autorizados a sermos ego­ístas e avarentos. Para vermos o engano, basta irmos ao verso anterior em que Paulo nos estimula a semear muito para colher muito. O desejo dele é que nos sintamos livres para sermos generosos em amor.

12. Estou economizando para comprar uma casa e por isso parei de dar o dízimo momentaneamente
É ótimo que o crente economize e compre o que desejar com o seu dinheiro, mas não com a parte sagrada do Se­nhor (Lv 27.32). Não faça compromissos com algo que não pertence a você.

13. Mordomia é mais que dinheiro. Eu oferto quando dou meu tempo e meus talentos
Guarde bem este conceito: mordomia é mais do que di­nheiro, nunca menos. Servir a Deus implica mais do que dar dinheiro, mas nunca menos. Servir a Deus implica mui­tas coisas, nunca menos do que ofertar. Quem diz que ser­ve a Deus e não oferta está na verdade se enganando.

Essas desculpas comuns que ouvimos freqüentemente ser­vem para disfarçar ou ocultar a nossa avareza. Meu desejo é que o seu coração seja liberado hoje e você possa ofer­tar com generosidade e alegria.

Que o Senhor possa nos livra, de dar aquilo que nos so­bra. Que possamos dar ao Senhor algo que nos seja va­lioso. Faça prova do Senhor, Ele abrirá a janela do céu e derramará bênção sem medida sobre sua vida.

Aluízio A. Silva
(pastor fundador da Igreja Videira em Goiânia)

4 comentários:

  1. o dízimo é uma questão de gratidão e reconhecimento que realmente tudo vem de Deus, aliás não só os dízimos como as ofertas, como relata a Bíblia no livro do profeta Malaquias, o capítulo 3, mas o grande problema é que muitos fazendo uso da teofobia acham que vão conseguir fazer o povo de Deus entregar o dízimo, mas nada por imposição funciona, uns para não dizimar dizem que dízimo foi só no tempo da lei, mas se esquecem ou não sabem que Abraão entregou os dízimos ao sacerdote Melquizedeque antes da lei, então vemos que essa não é uma desculpa plausível para quem não é dizimista, porque tanto na velha aliança como na nova os hebreus dizimavam,existe um falso conceito que muitos creem que vão dizimar para serem abençoados, o que é ledo engano, pois dízimo não é e nem nunca foi amuleto, o correto é, eu sou abençoado por Deus e por reconhecimento que tudo é de Deus e por gratidão pelas bençãos, e sentindo a necessidade da obra de Deus eu entrego os dízimos e as ofertas, porque o que muitos estão ensinando é, seja dizimista e seja abençoado, quando na verdade é, seja abençoado e seja dizimista, porque só pode abençoar quem é abençoado, pois não se pode dar o que não tem, ora quando entro na no templo tudo lembra dízimo, a água para beber e os copos lembram dízimos, a luz acesa, material de limpeza, aluguel do templo, e outras necessidades, dízimo também é uma questão de conciencia, ou tem ou não tem

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG MEU IRMAO GOSTARIA QUE VISITA-SE O MEU BLOG AMEM ATE+

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog e pelo post. Tudo que escreveu ai é verdade. Olhe estou seguindo seu blog ,gostei muito. Deus abençoe sua vida. abraços.

    ResponderExcluir
  4. AMNADO RECEBI HOJE ESTE PEDIDO ENTÃO PEÇO QUE ME AJUDE EM ORAÇÃO POR ESTAS VIDAS AMÉM


    EU VENHO AQUI PARA LHE PEDIR AJUDA POIS SEI QUE VOÇÊ É UMA PESSOA DE DEUS,PEÇO MUITA AJUDA EM ORAÇÃO EM FAVOR DESTAS ALMAS QUE SÃO:
    REINALDO P.
    NEUZA C.P.
    RODRIGO C.P.
    REBECA C.P.
    ANA LARA C.P.
    REINALDO NATANAEL C.P.
    ANA LARA C.P.
    DENIS V.
    ANDREIA S.M.
    CADA UMA DESTAS ALMAS TEM PROBLEMAS DIFERENTES ,EU PEÇO QUE VC SENDO VASO DO SENHOR OS ADOTEM ESPIRITUALMENTE,ELES PRECISAM DE UMA COBERTURA ESPIRITUAL MUITO GRANDE,POR FAVOR APRESENTEM ESSAS ALMAS EM SUAS ORAÇÕES,NA IGREJA,NO LIVRO DE ORAÇÃO,NOS MONTES,VIGILIAS,JEJUNS ,VOTOS,REPASSEM ESTES NOMES PARA PESSOAS DE SUA CONFIANÇA PARA PODEREM AJUDAR EM ORAÇÃO.
    POR FAVOR PEÇO EM NOME DE JESUS QUE ADOTEM ESSAS ALMAS ESPIRITUALMENTE,CLAMEM POR ELAS,PARA DEUS FAZER A OBRA COMPLETA,CADA UM DELES PRECISAM DE MUITA LIBERTAÇÃO,CURAS,LIVRAMENTOS,REVESTIMENTOS,PROVIDENCIAS,ENFIM ESSAS VIDAS PRECISAM DE SUA AJUDA,SOCORRAM,NOS.
    QUE DEUS LHE RECOMPENSE SEM CESSAR,AMEM E MT OBRIGADO.

    ResponderExcluir