Você é o Visitante Número:

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Em 15 anos Igreja Metodista pode ter 26 Regiões Eclesiásticas


"Metodismo brasileiro 

ao Brasil para mensagem da cruz

Metodismo brasileiro

o Brasil para Cristo Jesus"



Cantando essas palavras o plenário do 19º Concílio Geral da Igreja Metodista comemorou calorosamente a aprovação de um novo projeto estratégico missionário para o Brasil. O texto aprovado por unanimidade, prevê que em 15 anos todos os Estados brasileiros se tornem, no mínimo, uma Região Eclesiástica.

De baixo da orientação do Colégio Episcopal, as Regiões vão trabalhar em parceria em prol da expansão missionária. “Toda a Igreja estará envolvida na tarefa missionária de anunciar o Evangelho a todo povo brasileiro e abrir igrejas, se não em todo, pelo menos, em boa parte dos municípios. Estou extasiado com a aprovação desta proposta”, revela Ronan Boechat de Amorim, delegado da 1ª Região Eclesiástica.

A proposta estabelece algumas metas para o próximo período eclesiástico:
a. A 5ª e 4ª RE’s trabalhem em parceria para consolidar Minas Gerais como uma Região Eclesiástica;
b. A 2ª e 6ª RE’s trabalhem em parceria para que o Estado de Santa Catarina venha ser uma Região Eclesiástica;
c. A 6ª e 5ª RE’s trabalhem em parceria para que o Estado do Mato Grosso do Sul venha ser uma Região Eclesiástica;
d. A 3ª e 5ª RE’s trabalhem em parceria para promover a autonomia do interior de SP, levando-o a uma Região Eclesiástica;
e. A 1ª e 4ª RE’s trabalhem em parceria para que o Estado do Espírito Santo venha ser uma Região Eclesiástica.

Discussão - Antes de levar a proposta ao plenário, o texto foi discutido e aprimorado em reunião pelos líderes de todas as delegações. De acordo com o delegado da 5ª Região Eclesiástica, Rev. Nicanor Lopes, em todo o tempo houve generosidade, respeito e parceria. “Foi perfeito, em clima de cooperação. Aprovamos uma estratégia arrojada, de ajuda mútua entre as Regiões. É hora de parar de olhar para o retrovisor, temos de olhar para o para-brisa – para frente!”, declara.

Um dos destaques da proposta aprovada é a criação de Superintendentes Missionários que coordenarão as Regiões Missionárias, criadas a partir de agora. Aprovou-se, como parte da proposta, que nos próximos 5 anos o Colégio Episcopal e a Cogeam apresentem ao 20ª Concílio Geral, em 2016, uma proposta para governo da Igreja tendo em vista que o plano missionário propõe a criação de, pelo menos, 26 Regiões Eclesiásticas. Cada uma delas, possivelmente, presididas por um Bispo.

Ananias Lúcio da Silva, da 1ª Região Eclesiástica, afirma que a aprovação é um marco para a vida da Igreja. “Foi um presente para toda a igreja, pois além de quebrar os paradigmas que impedem a igreja de trabalhar, proporcionou um momento de unidade da Igreja Metodista no Brasil", afirma.

Delegados de todas as Regiões Eclesiásticas se posicionaram a favor da aprovação. De acordo com depoimentos em plenário, a Igreja Metodista passará nos próximos anos por um período revolucionário.

A gente superou a velha concepção das Regiões Eclesiásticas como sendo uma espécie de ‘feudo’, onde elas trabalhavam sozinhas e isoladas. Conseguimos aprovar esta proposta onde derruba-se todas as fronteiras através da possibilidade de parcerias missionárias. Não criamos apenas a possibilidade, mas decidimos que o trabalho em parceria é o nosso futuro e a vontade de Deus para nós”, argumenta Ronan Boechat.

VEJA ABAIXO O TEXTO NA ÍNTEGRA, DA PROPOSTA APROVADA EM PLENÁRIO:

EIXO I - da Expansão Missionária: Missão, Evangelização, Membros Clérigos/as, Membros Leigos/as e Igreja Local

..... – Avanço Missionário da Igreja Metodista (Proposta Vital)

(Proposta de aditamento pela delegação da 1ª Região Eclesiástica
Proposta:

1) Que seja aprovada a meta missionária de que cada Estado venha ser no mínimo uma Região Eclesiástica.

2) Que tenhamos Estados Missionários. Seriam os que ainda não possuem condições de auto-governo e de auto-sustento.

3) Que parcerias missionárias sejam firmadas entre as atuais Regiões Eclesiásticas e missionárias, Distritos e Igrejas Locais, visando formar novas Regiões Eclesiásticas;

4) Que no próximo Período Eclesiástico, todas as Regiões, Distritos e Igrejas Locais priorizem em seus Planos de Avanço Missionário a plantação de Igrejas em cidades, sem a presença Metodista, que sejam estratégicas, definidas pelas parcerias. Formando uma conexidade missionária entre regiões, distritos e Igrejas Locais em todo Brasil.

5) Que as atuais regiões eclesiásticas e missionárias definam até o fim de 2012, dentro deste processo, as cidades estratégicas para expansão missionária e parcerias missionárias, definindo, inclusive, um cronograma para plantação de igrejas nelas.

6) Que o Colégio Episcopal e COGEAM apresentem até fins de 2013 um Plano Missionário Estratégico para os próximos 15 anos visando a criação de regiões eclesiásticas, bem como as estratégias para a promoção, execução e acompanhamento das parcerias entre as atuais regiões eclesiásticas e missionárias.

7) Que as metas abaixo sejam priorizadas por todos no próximo período eclesiástico:

a. A 5ª e 4ª RE’s trabalhem em parceria para consolidar Minas Gerais como uma Região Eclesiástica;

b. A 2ª e 6ª RE’s trabalhem em parceria para que o Estado de Santa Catarina venha ser uma Região Eclesiástica;

c. A 6ª e 5ª RE’s trabalhem em parceria para que o Estado do Mato Grosso do Sul venha ser uma Região Eclesiástica;

d. A 3ª e 5ª RE’s trabalhem em parceria para promover a autonomia do interior de SP, levando-o a uma Região Eclesiástica;

e. A 1ª e 4ª RE’s trabalhem em parceria para que o Estado do Espírito Santo venha ser uma Região Eclesiástica.

8) Que sejam iniciadas imediatamente após o encerramento do 19° CG as discussões e encaminhamentos para a criação das novas regiões missionárias, possibilitando que os Concílios Regionais de 2011 possam apreciar a matéria. Tendo até fins de 2012

o prazo para definição e implantação do Plano de parceria das novas regiões missionárias.

9) Que até o 20° CG haja uma proposta do Colégio Episcopal e COGEAM discutida com as atuais regiões eclesiásticas e missionárias sobre o modelo de governo da Igreja Metodista que atenda a criação de no mínimo 26 regiões eclesiásticas e missionárias.

10) A gestão administrativa dos estados missionários ficará sob a responsabilidade das Regiões Eclesiásticas parceiras nos estados missionários. O Plano de Parceira estabelecerá a designação de um Superintendente Missionário para as novas regiões missionárias;

11) Que as Regiões Eclesiásticas continuem suas parcerias com as Regiões Missionárias da Amazônia e do Nordeste ate que elas se tornem Regiões Eclesiásticas autônomas ou seus Estados Missionários venham ser Estados Regiões, conforme a presente proposta.

12) Que as COREAM’s ou seus representantes, com os seus respectivos Secretários/as Regionais de Expansão Missionárias trabalhem um Plano Estratégico Nacional na perspectiva de 15 anos, porém caminhando por períodos eclesiásticos firmando as parcerias, estabelecendo metas a serem cumpridas e definindo os passos que precisam ser dados.

13) Que seja formado um Fundo Missionário Nacional, visando ter recursos para Reuniões de Planejamentos, Capacitação e Manutenção e envio de Missionário, a ser regulamentado.

14) Que, em todos os cursos de formação de pastores/as, missionários/as, evangelistas, diáconos/isas seja ampliado o conteúdo Missionário e de plantação de Igrejas, com carga horária maior e com ministrantes preferencialmente metodistas frutíferos e experientes.

15) Que sejam estimuladas outras parcerias missionárias entre todas as atuais regiões eclesiásticas e missionárias, envolvendo também distritos, igrejas locais.

Justificativa:

 Há um ditado que diz: A União faz a força. Se o povo metodista unir suas forças e firmar sua visão missionária, não temos duvidas de que faremos uma grande colheita de novos discípulos/as para a gloria de Deus.

 Considerando que há um grande interesse da Igreja Nacional por ajustes geográficos a partir de algumas realidades regionais;

 Considerando que em toda a história de nossa presença no Brasil, somos em torno de 200 mil Metodistas, portanto temos uma dívida missionária para com nosso país;

 Considerando que a sugestão de proposta encaminhada pela COGEAM às COREAM’s regionais teve um retorno positivo quanto à idéia de mudança, não aprovando a sugestão em si;

 Considerando que em curto prazo seria impossível propor mudanças reais, dadas as implicações envolvidas como os regionalismos, questões econômicas, sócio/políticas, afetivas, transferências de obreiros e a própria sustentabilidade;

 Considerando que as regiões missionárias estão bem focadas em seus respectivos planejamentos de auto-governo e auto-sustentabilidade e alterar este quadro seria desmantelar sonhos e frustrar projetos;

 Considerando as perspectivas de um olhar para 15 anos à frente na caminhada missionária e no crescimento integral da Igreja Metodista;

 Considerando que a nossa maior motivação é obediência Missionária ao Deus Missionário.

Encaminhamento/parecer:

Parecer Assessoria de Legislação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário