Do ponto de vista histórico, as sete igrejas existiram. Todavia, a natureza do Livro é profética. Essas sete igrejas são simbólicas e representativas. Cada uma das sete igrejas representa um determinado período da história da Igreja, desde o primeiro século até a volta do Senhor.
1. Igreja de Éfeso (2.1-7)
Entre todas as igrejas, cinco foram censuradas, uma não recebeu nem censura nem louvor e outra foi elogiada. Éfeso foi censurada e, profeticamente, representa a Igreja do primeiro século.
a. O Senhor conhece as obras, o labor e a perseverança (v. 2) — Obras é diferente de labor. Laborar é fazer com encargo.
b. Testar os que se declaram apóstolos (v. 2) — Isso mostra que havia e ainda pode haver outros apóstolos além dos doze.
c. Tinha perseverança no meio de provas sem esmorecer (v. 3) — A perseverança somente pode ser observada no meio de adversidades e perseguições.
d. Abandonou o primeiro amor (v. 4) — A palavra “primeiro” aqui é próten que pode significar “o primeiro e o melhor”.
e. Se não se arrepender removerei do seu lugar o candeeiro (v. 5) — Por mais de mil anos não existe igrejas em Éfeso. O candeeiro foi removido. Hoje há igrejas em Roma, Corinto ou Tessalônica, mas não há em Éfeso.
f. Odeia as obras do nicolaítas (v. 6) — Os nicolaítas não são encontrados na história. Por ser uma profecia devemos nos atentar ao significado das palavras. Nikolaikos (Nikao: conquistar, estar sobre. Laos: povo, comum) significa “aquele que domina sobre o povo”.
g. A recompensa (v. 7) — A grande questão não é saber o que é a Árvore da Vida, mas se você quer seguir a intenção original de Deus dada no Éden.
2. Igreja de Esmirna
Do ponto de vista profético, Esmirna representa a Igreja do segundo e terceiro século perseguida pelo Império Romano. A palavra “esmirna” vem de “mirra” e significa “sofrimento”.
a. Tribulação e pobreza (v. 9) — A tribulação é o meio que Deus usa para que possamos experimentar o poder da Sua ressurreição. A pobreza da igreja era apenas material, pois, espiritualmente, o Senhor diz que eles eram ricos.
b. Os que se declaram judeus (v. 9) — Ser vencedor é vencer em cada item mostrado nas igrejas. Em cada igreja existe um opositor. Nessa igreja são os judeus.
c. Tribulação de dez dias — Dez dias significa um pequeno tempo que está contado e determinado pelo Senhor. A família de Rebeca desejou ficar com ela dez dias antes de ela partir para se encontrar com Isaque (Gn 24.55).
d. A coroa da vida — Fiel até ao ponto de morrer e até a morte chegar. O dano da segunda morte mencionado no verso 11 se refere ao prejuízo que alguns crentes terão por ocasião do Tribunal de Cristo. Embora a segunda morte não tenha poder sobre nós, podemos sofrer dano semelhante.
3. Igreja de Pérgamo
A igreja de Pérgamo é a Igreja do quarto século, que se uniu ao Império Romano sob o governo de Constantino. A palavra “pérgamo” significa “altura ou elevação”. Durante esse governo a Igreja foi elevada à estatura de religião oficial de Roma.
a. O trono de satanás, mas não negando o nome e a fé (v. 13) — O nome e a fé significa Antipas. “Anti” significa “contra” e “pas” significa “tudo”. Ele fica do lado de Deus e se opõe a todas as coisas do mundo.
b. A doutrina de Balaão — No Novo Testamento encontramos três aspectos de Balaão: seu caminho de aceitar dinheiro para profetizar (2Pe 2.15); seu erro de pensar que Deus estava irado com o Seu povo (Jd 11); e sua doutrina, que representa o casamento com o mundo (Nm 31.15,16).
c. Idolatria e prostituição — São as duas coisas que Deus mais abomina. A idolatria aparece ligada também ao dinheiro.
d. Nicolaítas — Nesse contexto eles estão unidos a Balaão. Parece-nos a presença de um clero remunerado. Em Éfeso havia a obra dos nicolaítas e aqui a manifestação da doutrina.
e. A espada da boca — Fala do julgamento de Cristo.
f. O maná escondido e o novo nome na pedrinha branca — Esse maná é o que estava dentro da arca no Tabernáculo. Comer do maná escondido é um desfrute íntimo com Jesus. Esse novo nome não será um nome especial, mas um nome que ele merece. A pedra é o fato de sermos eleitos.
4. Igreja de Tiatira
A igreja de Tiatira refere-se ao período da Idade Média. O governo do papado de Roma. “Tiatira” significa “odor de aflição”. As igrejas de Éfeso, Esmirna e Pérgamo passaram, mas as próximas, Tiatira, Sárdes, Filadélfia e Laodicéia continuam até a volta do Senhor. Somente estas quatro últimas mencionam a volta de Jesus.
a. A revelação do Senhor (v. 18) — Olhos de fogo e pés de bronze. Tanto o fogo como o bronze simbolizam o julgamento e o juízo de Deus na Bíblia.
b. Conheço as tuas obras (v. 19) — Existe algo de bom dentro da Igreja Católica: é provável que existam pessoas salvas dentro dela.
c. A mulher Jezabel (v. 20) — Jezabel era a esposa de Acabe. Ela seduziu o povo de Israel a adorar a Baal (1Rs 16.30-32). Em Apocalipse 17 a mulher é a Igreja. Por uma questão de coerência a mulher aqui significa a igreja de Tiatira, ou seja, a Igreja Católica. “Prostituição” na Palavra de Deus é um símbolo de idolatria. Assim como Jezabel, a Igreja Católica matou muitos homens de Deus.
d. As coisas profundas de satanás — O Senhor diz que esses mistérios, ou coisas profundas, são malignos. A palavra usada no original é bathea, que também pode ser traduzida como mistério.
e. A recompensa — a recompensa para os vencedores de Tiatira é reinar sobre as nações. Dar a estrela da manhã é participar do arrebatamento. O arrebatamento é oculto, em uma noite em que somente a estrela da manhã pode ser vista.
5. Igreja de Sardes
“Sardes” significa “remanescente” e aponta para as igrejas protestantes corretas na ortodoxia, mas frias em seu coração para com o Senhor.
a. Tem nome sem realidade (v. 1) — Durante as reuniões havia uma forte ênfase na doutrina, mas não sobre ter um coração para Deus.
b. Virei como ladrão (v. 3) — Isso certamente se refere ao arrebatamento.
c. Uns poucos que não contaminaram suas vestiduras (v. 4) — As vestes são os nossos atos de justiça (Ap 19.8).
d. Ser confessado — Ter o nome escrito é a salvação, mas ser confessado é a honra da recompensa.
6. Igreja de Filadélfia
“Filadélfia” significa “amor fraternal”. Filadélfia aponta para os pietistas dos séculos 18 e 19, uma reação ao protestantismo morto, frio e formal. Somente Esmirna e Filadélfia não são repreendidas. Elas são as igrejas que o Senhor aprova.
a. A revelação do Senhor – O santo e verdadeiro, o que tem as chaves de Davi.
b. A condição da Igreja – Tem pouca força. Não negaste o nome do Senhor. Guardaste a Palavra da perseverança.
c. A recompensa – Esse contexto de Apocalipse deve referir-se à Grande Tribulação. Os judaizantes são humilhados. Eles tinham a Palavra e o testemunho. O Senhor manda que eles conservem o que têm para que ninguém roube a coroa deles.
7. Igreja de Laodicéia
“Laodicéia” é formada pela junção de duas palavras: Laos (povo, comum) e “Dicéia” (costume ou opinião). Deve significar, portanto, “costume ou governo do povo”. Essa é a Igreja dos últimos dias.
a. A revelação do Senhor — O Amém, a testemunha fiel e verdadeira.
b. A condição da Igreja — Não é frio nem quente. Pobre, cego e nu.
c. O remédio de Deus — O ouro para enriquecer simboliza a natureza de Deus. As vestiduras brancas simbolizam as obras de justiça (Ap 19.7). O colírio para os olhos simboliza a revelação da Palavra pelo Espírito.
d. Eis que estou à porta e bato — O Senhor está de fora batendo à porta.
e. A recompensa — Sentar-se no trono com o Senhor. Ser um vencedor não é ser alguém extraordinário, mas ser normal dentro do padrão do Senhor.
Por Pr. Aluízio A. Silva
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