Você é o Visitante Número:

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pastor Metodista lança livro sobre o cristianismo arreligioso de Dietrich Bonhoeffer


O pastor metodista Martin Barcala, ex-aluno da FaTeo, lança dia 27 de novembro o livro Cristianismo Arreligioso - Uma introdução à cristologia de Dietrich Bonhoeffer, pela Fonte Editorial. Lançamento e palestra com o autor ocorrem a partir das 9h50, na rua Barão de Itapetininga, 140, loja 4, São Paulo (informações pelo telefone 11/3258-0813).

O livro do pastor Martin é o resultado de sua dissertação de mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião pela Universidade Metodista, no qual ele esclarece o significado de um "cristianismo arreligioso" para Bonhoeffer, teólogo luterano, membro da resistência alemã anti-nazista e fundador da Igreja Confessante, ala da igreja evangélica contrária à política nazista:

"A cristologia de Bonhoeffer não foi motivada pela ampla discussão histórica e dogmática sobre o Jesus histórico. Ela é resultado de seu interesse pela Igreja, de sua participação na vida comunitária dos cristãos, de sua observação de caráter sociológico específico desta comunidade. A fórmula "Cristo existindo em forma de comunidade", comum em suas obras é o início de uma comrpeensão cristológica profundamente enraizada na eclesiologia".

Mesmo ao propor um cristianismo arreligioso, despido de elementos religiosos, Bonhoeffer nunca sugere o desaparecimento da fé cristã, mas, ao invés disso, sua reinterpretação e preservação num mundo autônomo através do que ele denominou "disciplina arcana"

Assim, Cristianismo Arreligioso esclarece o significado da proposta de um cristianismo arreligioso em Bonhoeffer e analisa suas críticas à religião e as possibilidades encontradas em sua compreensão cristológica para uma vivência cristã autêntica num mundo que se tornou adulto."

Fonte: site da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista

Nenhum comentário:

Postar um comentário