Você é o Visitante Número:

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sobre Frangos, iPhones e Sabedoria


Eu estava a caminho da reunião na nossa igreja no Soweto, no início desse ano, quando passamos por esse comerciozinho à beira da rua:



Parecia um microcomércio como outro qualquer naquela rua. Mas quando eu li o letreiro, ao princípio pensei que tinha lido errado. “Não”, eu disse comigo mesmo. “Não pode ser isso.”

Depois, ao voltar da igreja pelo mesmo caminho, pedi ao meu amigo que dirigia para passar na frente devagar. Eu tinha que confirmar. E de fato: Eu tinha lido corretamente a primeira vez:


Vendemos Fotocópias. Recarga de celular. E frangos.

O QUÊ????

Não é comum você ver estas três palavras juntas na mesma frase. Eu tive que parar e tirar uma foto, senão ninguém ia acreditar em mim. A minha reação inicial foi rir. Eu não pude evitá-lo. É cômico. “Ô tio, me dá uns 50 minutos de recarga aí. Tira cópia pra mim desses documentos aqui. Ah, e vou levar dois frangos também.”

Mas pensando bem, talvez aquele Sowetano não tem nada de bobo.

O meu amigo me disse que frango é um alimento básico no Soweto. Então faz sentido que se você está tentando ganhar a vida aqui, sobrevivendo a difícil situação econômica, que você venda galinhas neste mercado. Tem que se virar para sobreviver. E o povo do Soweto sabe uma coisa ou duas sobre sobrevivência.

Então vamos aprender algumas lições com eles:

1. Diversidade
Às vezes você está numa situação na qual tem que tentar algo novo. Muitas pessoas falham nos negócios, relacionamentos, fé e em outras áreas porque ficam presas a rotina e recusam-se a mudar. A Apple começou como uma companhia de computadores pessoais. Quando lançaram o iPod há dez anos atrás, um produto que não era o negócio principal deles, os céticos previam o fracasso. Quando a companhia entrou no negócio de celulares em 2007, o presidente da Microsoft, Steve Ballmer disse: “Não existe a mínima possibilidade do iPhone atingir qualquer fatia significativa de mercado. Nenhuma possibilidade.” Avançando para 2010: A Apple ultrapassa a Microsoft como a companhia mais valiosa no mundo em tecnologia. E em 2011, eles possuem 25% do mercado de smartphones (Microsoft 8%).

Quando o apóstolo Paulo encontrou resistência por parte dos judeus, ele diversificou: “A partir de agora vou para os gentios.” (Atos 18.6) E por causa dessa decisão corajosa, que quebrou totalmente a tradição, o Evangelho alcançou as nações.

O seu medo de mudar pode ser o seu maior obstáculo para crescer. Você fica preso a um emprego que você odeia porque o seu medo de sair é maior do que o seu desejo de crescer. O seu casamento padece porque você continua tentando mudar o seu parceiro em vez de mudar você mesmo. A sua fé deixa de funcionar porque você permitiu que ela se tornasse nada mais que uma rotina.

Se tudo o que você tentou até hoje não deu resultado, e as coisas continuam piorando, talvez seja hora de mudar de estratégia. Que tal tentar um pouquinho de frango?

2. Foco
Às vezes você tem que resistir as distrações e focar-se naquilo que é mais importante. Sim, eu sei que esta lição é contrária a anterior – mesmo assim, é igualmente verdadeira. Você não pode ser todas as coisas para todas as pessoas. Às vezes saber quando dizer “não” é tão importante quanto saber dizer “sim” – se não for mais.

A ideia de “vamos-vender-galinhas-também” pode trazer ao nosso amigo de Soweto um dinheirinho extra, mas o que dizer do seu negócio? Confusão? Qualquer coisa serve? Desespero? Pelo que sei, pode ser uma ideia brilhante ou idiota. (Talvez quando eu volte no Soweto, eu passe por lá e veja qual delas é).

Às vezes você tem que fazer uma só coisa, e fazê-la bem, antes de mudar para outra coisa. Acerte-se com Deus antes de tentar crescer o seu negócio. Conserte o seu casamento antes de tentar ter um filho. Pare de agir como criança antes de pensar em casar-se. Ponha a sua cabeça no lugar e um corpo saudável irá segui-la. Em outras palavras, concentre-se. Uma coisa só, e ponha toda a sua força.

Conclusão:
Estas duas lições se opõem uma à outra mas isso não faz nenhuma delas errada. As duas estão certas, se usadas na situação apropriada. A sabedoria é saber qual delas usar, e quando.

Autor: Bispo Renato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário