Você é o Visitante Número:

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

As Implicações Espirituais no Uso de Piercing's



"Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente" Rm 12.2a.

Uma definição introdutória: Piercing é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado. Esta é a forma mais clara e direta para a definição dessa arte.

Piercing nas diversas culturas:

Os papues da Nova-Guiné centram a sua decoração no nariz, as decorações corporais, servem para conferir ao indivíduo as virtudes do animal de que provém esse adorno.

Os Kayapos perfuram as orelhas dos recém-nascidos e o lábio inferior dos mais pequenos. O chefe Kayapo tem o direito de ostentar um adorno labial de quartzo nas cerimônias particulares, diferenciando-se dos seus congêneres.

Para os esquimós do Alaska, o piercing do lábio significava o momento da transição para o mundo adulto e significava que a criança se tinha tornado caçador.

Na Índia é muito comum sobretudo, as mulheres, furarem o nariz, o septo nasal e as orelhas.

O piercing da ala do nariz é proveniente da Índia, onde se reservava às castas mais altas, já o septo nasal perfurado é originário da Nova-Guiné.

Na época dos faraós, o piercing no umbigo era exclusivo da família real.

Os antigos Maias praticavam a arte da perfuração, furando os lábios, o nariz e as orelhas.

Analisaremos as religiões predominantes nessas culturas específicas:

Nova Guiné - Papua Nova Guiné fica ao norte da Austrália e ocupa a parte leste da segunda maior ilha do mundo (Nova Guiné), o arquipélago de Bismarck e outras ilhas vizinhas. Descendentes de canibais, que mataram e comeram quatro missionários nativos do arquipélago de Fiji em 1878, pediram desculpas pelo ato dos ancestrais em Papua Nova Guiné. O tipo de religião praticada pelos povos e que prevalece nessa cultura permite atos de canibalismo.

Kayapos - Porcentagem de cristãos: 0%. O que prevalece nessas tribos indígenas são venerações da mãe natureza, culto a divindades diversas e rituais esotéricos para cura. Ocultismo.

Esquimós - Crenças: Gnomos e Duendes. Eles amam a sublime anciã Sedna, que vive no fundo do mar e lhes envia animais marinhos para o seu sustento. Os seus melhores rituais e cânticos mais sublimes são dedicados à Mãe divina dos esquimós.

Índia - Hinduísmo 80,3%, Islamismo 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%), cristianismo 3,8% (católicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%), sikhismo 2%, budismo 0,7%, jainismo 0,5%, outras 1,7% (em 1991).

Egito - No Egito Antigo, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estas divindades possuíam algumas características (poderes) acima da capacidade humana. Poderiam, por exemplo, estar presente em vários locais ao mesmo tempo, assumir várias formas (até mesmo de animais) e interferir diretamente nos fenômenos da natureza. As cidades do Egito Antigo possuíam um deus protetor, que recebia oferendas e pedidos da população local.

Analisando os fatos:

Podemos perceber claramente nas culturas que originaram a prática do uso de piercing, e não podemos negar a influência espiritual que esses povos possuem. A pergunta que fazemos aos jovens e admiradores do piercing é: Qual o objetivo/finalidade da utilização desses piercing's no corpo?

A bíblia é clara quando fala sobre o objetivo da Sua criação, onde TUDO foi feito para a GLÓRIA de Deus; em que essas práticas glorificam a Deus? Na verdade existe uma necessidade do homem se tornar o centro de todas as coisas, e se torna evidente que Deus ficará em segundo plano dentro desse cenário. A urgente necessidade de priorizar homens, de enaltecer, exaltar a imagem do homem é evidenciada nos dias de hoje, e vejo isso claramente demonstrado quando se faz do corpo um objeto de adoração.

O real objetivo daqueles que usam piercing é serem o centro das atenções, além disso, demonstra uma fraqueza psicológica, evidencia também um distúrbio bastante comum em pessoas que possuem uma baixa auto-estima, e necessitam usar mecanismos para dizerem: Ei! Olha, eu aqui!

Lemos uma advertência que muitas vezes passa desapercebida dos nossos olhos e nossos corações, mesmo que tenhamos lido essa passagem inúmeras vezes, onde diz: 'Cuidado! Que ninguém vos venha enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo', (Cl 2:8 )

Quando alguém diz, mesmo conhecendo a verdade: Ah, isso não tem nada a ver, o que importa é como somos por dentro! Isso é uma filosofia e tradição dos homens. Devemos tomar cuidado com as opiniões pessoais e dar crédito somente no que está escrito nas Sagradas Escrituras, para que não venhamos a cair, [se já não estamos caídos]. Daí você me perguntaria: E quais as implicações espirituais naqueles que usam o piercing, mesmo não tendo conhecimento dessas coisas? Analisaremos, segundo o estudo feito por Breno Amaral, as implicações da utilização de piercing em diversas partes do corpo, a seguir:

Antes, uma outra advertência contida na bíblia, onde lemos: 'Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas' (Fp 3:18, 19).

Todos os piercing's indianos são dedicados a deuses e/ou ídolos regionais e territoriais. A partir do momento que você coloca um piercing em seu corpo você está sujeito a uma atuação demoníaca, mesmo que você não queira ou não saiba que isso vai acontecer. O diabo não está nem um pouco interessado em saber qual e a sua intenção, ele não quer saber se você sabe ou não o significado do que você está fazendo; ele apenas usa suas artimanhas para se apoderar da sua vida.

Portanto, vou explicar um pouco dos significados dos piercing's nas partes do corpo mais comumente utilizadas, visto que as partes do corpo citadas abaixo têm uma influência muito grande na vida das pessoas, na área da fala, visão, gestação, sexualidade, sensualidade e outras, além de denotarem os chamados 'chacras energéticos' em religiões orientais.

Piercing no septo nasal e/ou nariz:

Significa DOMÍNIO e seu sentido no mundo espiritual é uma distorção do caráter e um direcionamento que causam rebeldia e uma autoconfiança muito exacerbada. Geralmente pessoas que não respeitam qualquer tipo de autoridade e se mostram agressivas e rebeldes, desrespeitam pais, irmãos, professores, autoridades do Estado.

Piercing nas sobrancelhas:

Dá vazão para um APRISIONAMENTO DA MENTE, causando um bloqueio na mente de quem os usa. Para essas pessoas nada tem grande importância, principalmente na vida espiritual.

Piercing nas orelhas:

Significa APRISIONAMENTOS EM ÁREAS ESPECÍFICAS do corpo, podendo ser bloqueio do sistema nervoso, sistema simpático e parassimpático. As pessoas que os usam podem sofrer de problemas na coluna, útero, alterações de libido e personalidade e, também, alterações genitais.

Piercing no umbigo:

Um dos piercing's que estão mais na moda é colocado no umbigo. Este está na área destinada a ALIMENTAÇÃO. Serve como um local de canalização de espíritos satânicos no corpo de quem os usa. Ele representa a exposição do corpo, visto que as pessoas que os usam gostam de deixa-los à mostra. Espírito da sensualidade e devassidão predomina em pessoas que usam piercing neste local.

Piercing nos lábios e/ou língua - gengiva:

O piercing nos lábios significa um DOMÍNIO NA FALA, assim como o que é colocado na gengiva. As pessoas que os usam estão propensas a ter insegurança nessa área, dificuldades para uma boa comunicação, etc. Seu significado na vida dessas pessoas é como de um cabresto e pode ser representado na forma de gagueira. A diferença entre o colocado nos lábios e o que é colocado na gengiva, é que o segundo representa a LUXÚRIA.

Piercing nos órgãos genitais:

Traz como significado principal a PROSTITUIÇÃO. Ele pode causar um estímulo intra-uterino para atuação de espíritos nessa área causando esterilidade e outros problemas nas mulheres e, também, nos homens. Ele trás uma atuação na área da prostituição na vida das pessoas que o utilizem.

Pois bem, a pergunta é: significa que todas as pessoas que você vir com esses tipos de piercing's estarão manifestando esses sintomas que foram ditos? Não, nem sempre. Mas digo que no mundo espiritual elas estarão aprisionadas de alguma forma por essas marcas que elas carregam no corpo. A bíblia deixa clara quanto ao tratamento que devemos ter com o nosso corpo, onde lemos: 'Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado'. (1 Co 3: 16,17).

Esse texto nos deixa claro que o nosso corpo é santuário de Deus, devemos santificá-lo, seria uma forma correta dizer que estamos santificando nosso corpo, usando piercing? Que tipo de santificação seria essa? Em outro texto, o apóstolo Paulo deixa claro que os nossos corpos não pertencem a nós mesmos, e sim, ao Senhor, onde diz: 'Acaso, não sabeis que o vosso corpo é Santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?'. (1 Co 6: 19 ).

E com relação ao juízo, vejamos o que a Palavra de Deus nos diz: 'Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo'. (2 Co 5: 10).

Veja meus queridos(as) irmãos(ãs), que o apóstolo Paulo não se exclui desse juízo, antes admoesta que devemos despertar enquanto é tempo, porque inevitavelmente iremos receber das mãos do nosso Senhor o galardão, seja o bem (recompensa) ou o mal (castigo e/ou disciplina), e o critério a ser analisado são as obras praticadas por meio do nosso corpo. Serei destruído se destruir algo que não é meu, e sim do Senhor, que é o meu corpo. Piercing requer dor, mutilação, algo que foge dos padrões estabelecidos por Deus, no curso da natureza humana. Ou seja, é pecado. Vamos despertar e ajudar a outros(as) irmãos(ãs) fugirem do engano enquanto ainda há tempo e se encontra oportunidade para o arrependimento. Deus vos abençoe e guarde, em nome de Jesus Cristo nosso Senhor.


Autor: Anderson Henrique Maciel

8 comentários:

  1. seu blog é uma benção ,,, esta de parabens !! otimo assunto perfeita explicaçao adorei e to seguindo !! se quizer me visitar é http://myblogshown.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Relevante, este post.
    As pessoas muitas vezes não tem a menor noção da consequencia, do desdobramento espiritual de seus simbolismos materiais. É como se grudassem em si mesmos etiquetas fosforescentes anunciando quais são as brechas espirituais por onde o inimigo de nossas almas poderáatuar mais livremente.
    Que DEUS prossiga abençoando o seu ministério!

    ResponderExcluir
  3. que coisa terrivel este este tal de piercing,tem implicações espirituais sim, o nosso corpo e templo do Espirito Santo devemos estar livre destas coisas para que possamos vencer a artimnhas do inimigo, que Deus ilumine a cada cristao.
    talvez alguem possa me criticar eu nao concordo tambem com o uso de brincos para mulheres e homens, se nosso corpo e Templo do Espirito Santo para
    que usa-los ,qual objetivo deste adereço, o brinco tambem mutila o corpo,pense nisso

    ResponderExcluir
  4. Olá boa noite, achei interesante mas, quando vc diz para termso cuidado com opinoões pessoais, isso quer dizer que devemos tb tomar cuidado com as tuas, omuitos cristãos tb adoram u uso do terno ou de determinada vsetido como modpo de se chamar a atenção ou nopróprio tamanho da biblia em sua maioria das vezs pura ostentação, e os brincos,depilação,a propria circuncisão,plasticas e outras formas de mutilação que é normal no mundo cristão ?

    ResponderExcluir
  5. Um erro não é justificado com outro.

    Entendo que devo ser luz e sal para esse mundo, então não devo ultrapassar os meus limites do que é permitido.

    Não comparemos depilação, brinco e outras coisas com pircings, porque não há nada em comum entre eles.

    Esse blog é uma benção!

    ResponderExcluir
  6. Ola queridos...

    Mas...qual o texto de proibição explicita da sagrada escritura? Seu texto e contexto? Alias...na lista de povos que usavam adereços, não me lembro de ter lido sobre o povo hebreu, POVO ESCOLHIDO DE DEUS! Não quero com minhas palavras causar NENHUM MAL ESTAR, mas acredito que devemos estudar assuntos expecificos com textos e situações expecifias, assim deixamos de fora todo CONDICIONAMENTO CULTURAL E RELIGIOSO para pensarmos e sermos puramente biblicos, NÃO QUE O COLUNISTA E LEITORES NÃO SEJAM, POR FAVOR...NÃO DISSE NEM QUIS DIZER ISSO.

    Que tal pensarmos em como Deus vê isso? Se o adereço impede alguem de experimentar a graça salvadora de Cristo e a glorificação desse corpo "miseravel" como diria Paulo, sob a perspectiva de Deus! E não sob a visão de uma ou outra linha teologica/cultural! Respeito a posição do colunista e seus leitores mas sinceramente....pensando teologicamente, analizando os argumentos e significados...penso eu, que não podemos passar a regua em qualquer assunto nos baseando em culturas e seus significados pesquisados e condicionados... e sim partindo de Deus para o individuo. Rsrsrsrsr, não sou tatuado e nem uso pircing, mas penso assim para qualquer assunto, onde se queira afirmar algo pela importancia e veracidade integral da biblia sagrada.

    A todos, um grande abraço.

    Fiquem na graça e paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amados.
    Gostei muito do texto acima e no entanto, gostaria de complementar um pouco mais.
    Quando Deus nos manda tomarmos cuidado com o que fazemos com o nosso corpo, não se refere apenas o exterior mas tamb. o interior.
    Em 1 Cor. 31:10, Deus nos dá uma luz sobre o que falo claramente. JEAN MARLEI

    ResponderExcluir
  8. Graça e Paz a todos os irmãos e irmãs em Cristo Jesus!
    Muito oportuno, necessário e esclarecedor este texto. Fiquei feliz em ver que outros também se preocupam com este assunto tão em voga no meio evangélico, o que é uma pena.
    O texto do irmão JEAN não confere.
    Mas tenho um texto que talvez possa ajudar:
    LEVÍTICO 19.28
    Fiquem na Paz de Cristo. Com amor, Célia Junker
    24 de janeiro de 2011

    ResponderExcluir