Você é o Visitante Número:

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS



O Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta Quinta-feira de Novembro. Nesta data, pessoas que reconhecem a bondade de Deus dão graças pelas dádivas alcançadas. As famílias se reúnem e comemoram com a ceia tradicional, após as orações e os cultos de gratidão à bondade de Deus.

Segundo a tradição, o primeiro Dia de Ação de Graças americano aconteceu em 1621. A festa foi feita junto aos integrantes da tribo Wampanoag, convidados dos colonos ingleses fundadores da colônia Plymouth, estado de Massachusetts.

Num gesto de delicadeza, os índios levaram comida aos ingleses. Só em 1789, por idéia do então presidente George Washington, a data se tornou feriado. Para aqueles que estão no caminho espiritual, o Dia de Ação de Graças anuncia formalmente a chegada do Natal e simboliza a gratidão que sentimos a medida em que nos aproximamos de Deus.

Da mesma forma que o dia de Ação de Graças precede o Natal, o coração, que é constantemente agradecido, é um precursor do glorioso nascimento interno da consciência Cristã que é a alegre realização da Presença Divina em toda a criação.

Oferendas internas, conscientes de agradecimento, abrem nossos olhos novamente para as incontáveis manifestações de Deus em nossa volta, emocionando-nos com uma capacidade nova de admirar e sentir júbilo na vida diária.

O Dia de Ação de Graças é o dia especialmente dedicado à gratidão. A rigor, todos os dias deveriam ser de ações de graças. Em todas as circunstâncias, em todos os momentos, deveríamos ser gratos a Deus. "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco". I Tessalonicenses 5.18.

Agradecer a Deus, entendendo que tudo lhe pertence e que providencia o melhor para nós, é sinal de amor e de obediência à Sua vontade.

No ano de 1909, Joaquim Nabuco, Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assistiu a um Culto de Ação de Graças. Ficou tão impressionado que declarou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus".

Em 1949, foi votada no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, a Lei no 781, que instituiu no Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças.

6 comentários:

  1. Muito bacana essa informação, eu não sabia da Lei 781.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e pela informação! Certamente, muitos agora, saberão que no Brasil também se comemora um dia nacional de dar graças ao Deus que sem cobranças nos ama incondicionalmente!
    Deus o abençoe"
    www.comyeshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela informação! Assim como eu, acho que muita gente não sabia desse dia de Ação de Graças.Devemos ser agradescidos a Deus todos os dias por ter dado seu filho Jesus Cristo para morrer naquela cruz por nossos pecados esse sim foi o maior e grande dia de Ação de Graças. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Santidad no quiere decir incapacidad de pecar, pero sí la gloriosa habilidad de elegir no pecar. Santidad en toda su espontaneidad es sencillamente permitir que Cristo libere su vida en ti y a través de ti a otros. La santidad es mas fácil una vez que tu clamas por liberación sobrenatural del viejo hombre y le permites a Cristo ser tu nuevo yo. La santidad no elimina tu único yo. Escucha la descripción que Pablo hace del secreto dinámico de la vida intercambiada:

    Gálatas 2:20.
    “Con Cristo estoy juntamente crucificado y ya no vivo yo, mas vive Cristo en mi” .

    ResponderExcluir
  5. PODE DAR UM LINK PARA A LEI BRASILEIRA?

    ResponderExcluir
  6. Olá amado irmão, gosto muito do seu blog. O irmão saberia informar porque esta lei 781 não virou ou o que falta para virar FERIADO NACIONAL? Os brasileiros se acham tanto e ao invés de adotar esta excelente sugestão... preferem abraçar o dia da bruxas! só Jesus na vida.... Abraços gostei muito desta informação. Se o irmão me permite gostaria de postar no meu blog e claro, como sempre, informando os devidos direitos autorais. Abraços e tenha um abençoado restante de semana.

    ResponderExcluir