Você é o Visitante Número:

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Liderança Ministerial – Sucesso Parte 1


Ano 5 - Vol.10 – setembro/2010

Caro Líder Ministerial,

Sucesso. Ele é superestimado ou subestimado? Você sabe que o sucesso significa para você? Você aprecia o sucesso quando o alcança? Todos os líderes desejam ser bem sucedidos, mas o sucesso pode ser confuso e difícil de alcançar. Entre nesta parte 1 para uma olhadinha no lado pessoal de sucesso.

Desejo de bênçãos,
Dan Reiland

Ao terminar a primeira década de 2000 e preparar-se para entrar na segunda, como você vai formatar, definir e perseguir o sucesso? A essência do sucesso não muda, mas o contexto que o define muda continuamente. O artigo a seguir não é do tipo "como fazer", é mais uma forma de pensar do tipo: "O que você acha?".

Na década de 80 o sucesso era "fazer mais”. Se você tem idade suficiente, vai se lembrar dos laços de poder, palestras de poder e almoços de poder. Tivemos até evangelismo de poder! Um dos livros mais vendidos foi Vestido para o Sucesso, de John T. Molloy. Na década de 90 sucesso era "fazer menos”. Houve uma reação ao modelo de sucesso flagrante da década de 80 e, assim, os anos 90 queriam suavizar as coisas achatando os organogramas, construindo equipes e declarando que o comando e o controle de cima para baixo estavam, finalmente, mortos. Esta primeira década dos anos 2000 tem sido surpreendente. Casual, Café e Causas tem marcado todos nós... mas até mesmo a Starbucks perdeu um pouco de terreno. Na década atual sucesso tem sido "re-feito". Nós aprendemos quão global nós somos e que o sucesso não pode mais ser singular. O sucesso deve envolver um "nós" maior. Bondade, compaixão e justiça tem formado os termos do sucesso. O excesso, enquanto outros passam fome, não é mais aceitável. Mas o que vem por aí? Nada permanece igual.

A essência do sucesso não muda, mas o contexto que o define muda continuamente.

*O que o sucesso significa para você pessoalmente?

Aí é onde tudo realmente começa, com indivíduos. Eu encontrei muitos cristãos que precisam atentar para o fato de que sucesso (ser bem-sucedido) é OK, é até bom. Na realidade eu quero dizer, quem acorda de manhã dizendo: "Querido Jesus, me ajude a ser um fracasso!" Creio que todos nós queremos ser bem sucedidos. Não confunda bem sucedido com egoísta. Eles parecem semelhantes porque ambos querem mais, mas são muito diferentes. Como líderes cristãos, nosso sucesso é dado por Deus para a Sua glória, não para a nossa própria. Desta forma, o sucesso é algo a se buscar. Uma das minhas passagens favoritas nas Escrituras é o capítulo 1 de Josué. Moisés está morto (não é esta a parte que eu gosto) e Josué está no comando. Moisés sempre esteve com Josué, agora Josué deve liderar por si mesmo. Ele está com medo, mas quer ser bem-sucedido. Eu coloquei esta passagem para você aqui:

Não confunda bem sucedido com egoísta. Eles parecem semelhantes porque ambos querem mais, mas são muito diferentes..

“Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. 4Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. 5Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. 6Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 7Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 8Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. 9Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”

*Você não pode ser bem sucedido por si mesmo.

O sucesso é uma parceria entre você e Deus. Trata-se da agenda Dele, do tempo Dele, e você começa a fazer parte disto. Às vezes, a história de sucesso é longa e difícil. Às vezes o sucesso é difícil de se ver na forma que nós comumente o definimos mas, se Deus é o autor, é sucesso. Outras vezes o sucesso é mais fácil de medir, para que nós sejamos humanamente gratos e geralmente nos beneficia pessoalmente, mas precisa ser lembrado, sem Deus nada do que importa durará.

Mas precisa ser lembrado, sem Deus nada do que importa durará.
Você se vê atualmente como bem-sucedido? Por quê ou por quê não? Você pensou por meio de sua definição de sucesso? Você tem se permitido ser bem sucedido? Você é tentado a diminuir o nível de expectativa se você não está indo tão bem atualmente quanto gostaria? Ou você está no jogo dando tudo de si? Se você é bem sucedido, você está incluindo e abençoando outros na jornada?

*Sucesso não é apenas sobre ganhar e perder.

A vitória é importante. No futebol, nas campanhas políticas, no American Idol etc. vencer é tudo. Mas eu tento ter uma visão mais ampla em mente. Para mim, o sucesso é fazer as coisas certas no tempo certo para que outros se beneficiem. À primeira vista isto nem sempre se parece com uma vitória, mas a longo prazo mostrará ser uma vida bem sucedida.

O sucesso é fazer as coisas certas no tempo certo para que outros se beneficiem.
Eu gosto do que diz John Maxwell. "Sucesso é fazer com que os mais próximos me amem e me respeitem mais". Em algum momento isto deve estar na equação. É isto o que torna o sucesso tão complicado. Se sucesso fosse definido apenas pela relações pessoais próximas (família e amigos) ou apenas pela influência do mercado, ele seria atingido por muito mais pessoas. Mas ele é as duas coisas. Costumo dizer que a vida é composta de uma série de trocas. É verdade. Você tem que decidir o que vai trocar (e o que não vai) quando se trata de sucesso.

*O Sucesso pode ser medido, mas também deve ter significado.

Quando eu era jovem eu perseguia números e acreditava (esperava) que a experiência seria significativa. Eu aprendi que não funciona desta forma. Agora eu coloco minha visão naquilo que é significativo, e os números quase sempre a segue. Não me interpretem mal, os números (resultados) são importantes. Eu adoro falar com jovens líderes idealistas que não querem falar de números, até que se trata de seu contracheque. Aí é tudo sobre números, e eles querem garantias! Ei, eu não os culpo, mas eu sorrio.

Líderes assumem responsabilidade pelo sucesso. Mas a grande visão é ter certeza de que você tem uma convicção firme sobre o que é significativo e o que não importância.


Quando se trata de medir o sucesso, coloque seu foco no que você pode influenciar. Por exemplo, em última análise você não pode controlar quão grande sua Igreja se torna, mas você pode assumir a responsabilidade de que ela cresça um pouco este ano. É isso. Líderes assumem responsabilidade pelo sucesso. Mas a grande visão é ter certeza de que você tem uma convicção firme sobre o que é significativo e o que não importância. Esta característica adicional é o que impede você de sair dos trilhos se lhe forem concedidas porções maiores (ao menos pelos padrões terrenos) de sucesso.

Você já estabeleceu o que é significativo para você? As suas convicções vão fundo pelas as coisas que importam? Até que estas coisas fiquem claras para você o sucesso será difícil de alcançar.

O sucesso pessoal pode ser um pouco ilusório fora de contexto. Então este artigo provavelmente será inquietante e até útil porém incompleto. A parte dois vai lidar com o contexto. O contexto que eu usarei é a Igreja local, mas você pode aplicar os princípios para outros ambientes também. Fique atento para a parte 2. Por enquanto, eu o convido a mergulhar no conteúdo e, particularmente, nas perguntas.


__________________________________________________________________________________
Liderança Ministerial é uma publicação periódica sem vínculo denominacional com o objetivo de compartilhar artigos de interesse para membros da liderança de sua Igreja. Para solicitar sua inclusão ou exclusão da lista de distribuição, escreva para wzuccherato@terra.com.br

Tradução para o português Silvia Giusti. Editor e revisor, Wilson R. Zuccherato

Texto originalmente publicado em inglês por The Pastor’s Coach – setembro de 2010. Acesse diretamente o site do autor (em inglês) em http://leadsharp.org

*Novidade* Agora você pode encontrar qualquer número antigo do “Liderança Ministerial” no site da Igreja Metodista – 5ª. Região Eclesiástica no seu tópico Liderança: http://5re.metodista.org.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário