Você é o Visitante Número:

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pastor Ricardo Gondim afirma ser a favor da união civil gay: “Nem todas as relações homossexuais são promíscuas”


‘Deus nos livre de um Brasil evangélico?’ Quem afirma é um pastor, o cearense Ricardo Gondim. Segundo ele, o movimento neopentecostal se expande com um projeto de poder e imposição de valores, mas em seu crescimento estão as raízes da própria decadência.

Os evangélicos, diz Gondim, absorvem cada vez mais elementos do perfil religioso típico dos brasileiros, embora tendam a recrudescer em questões como o aborto e os direitos homossexuais.

Aos 57 anos, pastor há 34, Gondim é líder da Igreja Betesda e mestre em teologia pela Universidade Metodista. E tornou-se um dos mais populares críticos do mainstream evangélico, o que o transformou em alvo. “Sou o herege da vez”, diz na entrevista a seguir.

Carta Capital: Os evangélicos tiveram papel importante nas últimas eleições. O Brasil está se tornando um país mais influenciável pelo discurso desse movimento?
RG: Sim, mesmo porque, é notório o crescimento no número de evangélicos. Mas é importante fazer uma ponderação qualitativa. Quanto mais cresce, mais o movimento evangélico também se deixa influenciar. O rigor doutrinário e os valores típicos dos pequenos grupos de dispersam, e os evangélicos ficam mais próximos do perfil religioso típico do brasileiro.

CC: Como o senhor define esse perfil?
RG: Extremamente eclético e ecumênico. Pela primeira vez, temos evangélicos que pertencem também a comunidades católicas ou espíritas. Já se fala em um “evangelicalismo popular”, nos modelos do catolicismo popular, e em evangélicos não praticantes, o que não existia até pouco tempo atrás. O movimento cresce, mas perde força. E por isso tem de eleger alguns temas que lhe assegurem uma identidade. Nos Estados Unidos, a igreja se apega a três assuntos: aborto, homossexualidade e a influência islâmica no mundo. No Brasil, não é diferente. Existe um conservadorismo extremo nessas áreas, mas um relaxamento em outras. Há aberrações éticas enormes.

O senhor escreveu um artigo intitulado “Deus nos Livre de um Brasil Evangélico”. Por que um pastor evangélico afirma isso?
Porque esse projeto impõe não só a espiritualidade, mas toda a cultura, estética e cosmovisão do mundo evangélico, o que não é de nenhum modo desejável. Seria a talebanização do Brasil. Precisamos da diversidade cultural e religiosa. O movimento evangélico se expande com a proposta de ser a maioria, para poder cada vez mais definir o rumo das eleições e, quem sabe, escolher o presidente da República. Isso fica muito claro no projeto da igreja Universal. O objetivo de ter o pastor no Congresso, nas instâncias de poder, pode facilitar a expansão da igreja. E, nesse sentido, o movimento é maquiavélico. Se é para salvar o Brasil da perdição, os fins justificam os meios.

O movimento americano é a grande inspiração para os evangélicos no Brasil?
O movimento brasileiro é filho direto do fundamentalismo norte-americano. Os Estados Unidos exportam seu american way of life de várias maneiras, e a igreja evangélica é uma das principais. As lideranças daqui leem basicamente os autores norte-americanos e neles buscam toda a sua espiritualidade, teologia e normatização comportamental. A igreja americana é pragmática, gerencial, o que é muito próprio daquela cultura. Funciona como uma agência prestadora de serviços religiosos. de cura, libertação, prosperidade financeira. Em um país como o Brasil, onde quase todos nascem católicos, a igreja evangélica precisa ser extremamente ágil, pragmática e oferecer resultados para se impor. É uma lógica individualista e antiética. Um ensino muito comum nas igrejas é de que Deus abre portas de emprego para os fiéis.

Eu ensino minha comunidade a se desvincular dessa linguagem. Nós nos revoltamos quando ouvimos que algum político abriu uma porta para o apadrinhado. Por que seria diferente com Deus?
O senhor afirma que a igreja evangélica brasileira está em decadência, mas o movimento continua a crescer.
Uma igreja que, para se sustentar, precisa de campanhas cada vez mais mirabolantes, um discurso cada vez mais histriônico e promessas cada vez mais absurdas está em decadência. Se para ter a sua adesão eu preciso apelar a valores cada vez mais primitivos e sensoriais e produzir o medo do mundo mágico, transcendental, então a minha mensagem está fragilizada.

Pode-se dizer o mesmo do movimento norte-americano?
Muitos dizem que sim, apesar dos números. Há um entusiasmo crescente dos mesmos, mas uma rejeição cada vez maior dos que estão de fora. Hoje, nos Estados Unidos, uma pessoa que não tenha sido criada no meio e que tenha um mínimo de senso crítico nunca vai se aproximar dessa igreja, associada ao Bush, à intolerância em todos os sentidos, ao Tea Party, à guerra.

O senhor é a favor da união civil entre homossexuais?
Sou a favor. O Brasil é uni país laico. Minhas convicções de fé não podem influenciar, tampouco atropelar o direito de outros. Temos de respeitar as necessidades e aspirações que surgem a partir de outra realidade social. A comunidade gay aspira por relacionamentos juridicamente estáveis. A nação tem de considerar essa demanda. E a igreja deve entender que nem todas as relações homossexuais são promíscuas. Tenho minhas posições contra a promiscuidade, que considero ruim para as relações humanas, mas isso não tem uma relação estreita com a homossexualidade ou heterossexualidade.

O senhor enfrenta muita oposição de seus pares?
Muita! Fui eleito o herege da vez. Entre outras coisas, porque advogo a tese de que a teologia de um Deus títere, controlador da história, não cabe mais. Pode ter cabido na era medieval, mas não hoje. O Deus em que creio não controla, mas ama. É incompatível a existência de um Deus controlador com a liberdade humana. Se Deus é bom e onipotente, e coisas ruins acontecem., então há algo errado com esse pressuposto. Minha resposta é que Deus não está no controle. A favela, o córrego poluído, a tragédia, a guerra, não têm nada a ver com Deus. Concordo muito com Simone Weil, uma judia convertida ao catolicismo durante a Segunda Guerra Mundial, quando diz que o mundo só é possível pela ausência de Deus. Vivemos como se Deus não existisse, porque só assim nos tornamos cidadãos responsáveis, nos humanizamos, lutamos pela vida, pelo bem. A visão de Deus como um pai todo-poderoso, que vai me proteger, poupar, socorrer e abrir portas é infantilizadora da vida.

Mas os movimentos cristãos foram sempre na direção oposta.
Não necessariamente. Para alguns autores, a decadência do protestantismo na Europa não é, verdadeiramente, uma decadência, mas o cumprimento de seus objetivos: igrejas vazias e cidadãos cada vez mais cidadãos, mais preocupados com a questão dos direitos humanos, do bom trato da vida e do meio ambiente.


Fonte: Carta Capital




27 comentários:

  1. Socorro!!! Deus disse mesmo que falsos mestres apareceriam, então, estamos diante de um. Qto mais o tempo passa, mais o ser humano está preocupadocom si e com os interesses próprios, ele não é diferente, está preocupado com o "bem estar social". Vergonha total!!!
    Paz.

    ResponderExcluir
  2. Esse "pastor" não tem noção da besteira que está falando.

    ResponderExcluir
  3. É... de fato a vinda do Senhor está mais próxima do que quando O aceitamos. Este homem não merece nem o título de pastor. É só mais um falso mestre, é mais um que bebeu das águas dos filósofos e sufocou as Sagradas Escrituras. Há uma frase de um filosofo que diz " se Deus morreu tudo pode" e é exatamente o que vimos nos argumentos desse homem, para ele Deus já morreu ha muito tempo... ele prega um liberalismo sutil e não reconhece o Senhorio de Deus. Este homem precisa de nossas orações para que veja ou volte a ver a glória de Deus.

    ResponderExcluir
  4. QUE VE CARA NAO VE CORAÇÃO, NAO PODERIA SER CONTRA MESMO. DEVE TER FEITO O PASTORADO ON LINE.
    SERA´QUE LEU A BÍBLIA?
    POR QUE ESTE DITO PASTOR DEVERIA SER UM REPRESENTANTE DE DEUS NA TERRA. UM EMBAIXADOR. E COMO REPRESENTANTE CELESTIAL ESTÁ TRAINDO SUA PATRIA. QUE VERGONHA PARA O EPISCOPADO.

    ResponderExcluir
  5. "Não é esta a grande Babilônia que construí com a força do meu braço, para minha glória e para o meu louvor"
    É... muitos grandes estão atingindo a estatura de caldeus nestes últimos tempos" ...faz parte da profecia. E todos serão derrubados como uma gde árvore q almeja alcançar por si só o céu. Mas assim também... o verdadeiro avivamento do Espírito está chegando! Louvado seja Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, qu epermanece no controle de todas as coisas.

    ResponderExcluir
  6. A palavra do nosso senhor no diz para não nos conformarmos com este mundo,mas para transformarmos.Infelizmente tem pessoas que seguem modismo para manter a igreja cheia e arrebanhar discípulos,esquecem que de tudo terão que prestar contas.

    Deus os abençoe e guarde.

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente Abominável!
    Mas, a Bíblia se cumpre pois, profetiza que os falsos mestres apareceriam. E o pior é que ele começou a vida falando com propriedade a respeito das coisas de Deus e com o tempo seu "ensino" misturou-se ao TEÍSMO ABERTO e a tantas heresias que lemos logo acima. Esse é o tipo de falso mestre mais dificil de identificar: o que diz algumas coisas corretas sobre Deus para esconder atrás disso tamanhos desvios doutrinários! O fato de o movimento evangélico brasileiro passar por uma crise de identidade no que tange ao contéudo de suas mensagens NÃO VALIDAM o erro de definir a causa Gay como não promíscua!

    ResponderExcluir
  8. tenho vergonha e ao mesmo tempo pena deste sr que se intitula pastor do Reino, pois realmente fez teologia e não aprendeu nada, ja dizia um amigo pastor que a teologia é uma faca de dois gumes, fica aqui a meu protesto contra este sr.

    ResponderExcluir
  9. Li atentamente as declarações desse pastor. Difere de uma simples opinião, ou considerações... É claramente um discurso ideológico bem montado, com sofismas revestidos de linguagem politicamente correta e apelo humanitário, mas que está diamentralmente oposto ao Evangelho. Ele usa de sarcasmo e sinismo declarando-se o "herege da vez", mas a verdade é que ele deve saber, como teólogo, que de fato o que profere É MESMO heresia! Duas possibilidades (que dão na mesma): ou esse "pastor" é um ateu (estranho: um pastor ateu!!!), ou é um satanista infiltrado no movimento evangélico. Mas cristão, com toda certeza, está longe de ser! Há, também, uma terceira possibilidade: de a Carta Capital ter manipulado a entrevista, mas acho isso mais improvável. Creio que há muitos que se dizem "cristãos" mas estão nas igrejas não por fé, mas por conveniência social, tardição religiosa ou qualquer outra motivação não-espiritual. Creio que este seja o caso desse Pr. Gondim

    ResponderExcluir
  10. DEUS tenha misericórdia da da vida desse que se diz pastor porque ele conhece a palavra de DEUS e estar indo contra. è por esse tipo de "evangélico" que as pessoas ñ acreditão mas em nós os crentes de verdade...Se vc ñ mudar já vai arder no inferno!!!

    ResponderExcluir
  11. É óbvio que, como cristão, salvo pelo sangue de Jesus, não posso concordar com este discurso de falso mestre...onde já se viu, dizer que DEUS não está no controle...então quem está? Seria esse alguém o Sr. Gondim? O que dizer então das Profecias, que são a exata manifestação da Onisciência do Todo Poderoso? Lamentável. DEUS tenha misericórdia de nós!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostaria até de crer que este que outrora me inspirou, se arrependesse, caisse em si... Que, de alguma forma fosse impactado na sua finitude pelo infinito amor e a verdade absoluta de Deus... que, se isto acontecesse, tivesse a humildade de chorar, clamar por perdão e dizer: errei, sou um irracional diante da extravagante sabedoria de Deus... certamente seria perdoado. Mas, o mais triste é que mesmo que isto aconteça, quanto estrago está sendo feito a ele e a tantos. Como pode, um homem ser levantado para ser luz mas, que em seu orgulho besta por achar que é o cara, perde a chance de ser útil ao Senhor e coopera com as trevas, que aliá, tambem ém bem maior que ele. Misericórdia pra ele e para todos nós. Shalom

    ResponderExcluir
  13. Um certo texto nas Escrituras diz, que no fim dos tempos o amor de muitos esfriaria, é possivel identificar logo acima o advento mais próximo ainda, pelo argumento do referido acima. Gente se preparemmmm !!!!!!

    ResponderExcluir
  14. É realmente o fim dos tempos...Mas a bíblia nos relata que próximo ao fim irão aparecer falsos profetas.Eu é que nunca quero ter aula com este que se diz professor de teologia...cristã é que não é.

    ResponderExcluir
  15. Lamentável meu caro. Mais lamentavel ainda é que ele ñ é o unico a apostatar da fé. E o pior, ñ é o unico a seguir como pastor em uma naçao corrompida, religiosa, mas que necessita de pastores que ñ se deixam corromper por este seculo e baseim suas vidas e discursos pelas verdades biblicas. Vivo na Europa ha alguns anos. Sou psicologo e Ministro do Evangelho. O que aconteceu aqui é exatamente o que aconteceu com ele. Apostasia. Ñ se tornaram mais cidadaos. Aqui temos menos violencia, por exemplo, ñ porque o povo é melhor que o nosso povo sul americano. Mas porque a policia trabalha duro e a justiça pune mais aos infratores da lei, ainda mais se ese é imigrante. Agora,o povo aqui em sua maioria é racista. Se pode perceber no tratamento com os jogadores brasileiros que sao chamados de macacos, como foi o ultimo caso do Marcelo que joga pelo Madrid. Lamentável tudo isso. Na verdade uma vergonha para nosso Brasil que com estas leis está buscando maldiçoes para o povo. Mas a Biblia nos adverte sobre estes ultimos tempos..."Quem esta firme cuide para que ñ caia". Mas dou graças a Deus que o Evangelho está fazendo a diferença. Graças a Deus que ainda existem muitos que ñ se rendem, que ñ negam a fé. No Brasil ha grandes homens e mulheres de Deus que fazem a diferença e que ñ se conformam com este seculo e trabalham para transforma-lo pelo poder de Deus.

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus é Dificil entender alguem que diz ainda pastor,a favor de uma aberração dessa.e a Bíblia onde ficam nessa altura,será que Deus mudou de opnião,ou é os Homens que acha que Deus devem estar sugeito as suas Ideias??...Guarda-nos oh Deus nesse tempo do fim..!!!

    ResponderExcluir
  17. Comparar o Evangelico com outros movimentos, e dos quais conhecemos muito bem, que sao na verdade movimentos politicos e reacionarios, fundamentalistas é no minimo irresponsavel. Outro engano é pensar que na Europa as igrejas estao vazias porque os cristaos deixaram de ser primitivos e passaram a ser humanos, civilizados... Aqui as igrejas estao vazias porque os cristaos deixaram a fé de lado e apostataram e entraram de cabeça, corpo e alma no materialismo que domina a sociedade. Outro equivoco meu caro, é que o que corroe a sociedade chama-se pecado. E se a sociedade ainda está de pé, deve dar graças ao Evangelho, ao povo evangelico, ordeiro, honesto e trabalhador. Grande equivoco o discurso infeliz deste pastor que deveria pensar no mal que ele provocará nas mentes de muitos. Quem sabe ele ñ está defendendo seus sentimentos homossexuais? Ai meu caro, necessitas de libertaçao.

    ResponderExcluir
  18. este e mais um desviado da verdade, precisa urgente se converter senao tera o mesmo fim daqueles que praticam tais aberrações, quem sabe tb ele e um deles pois o demonio tb tomou conta da sua vida, se a igreja o aplaudir sera considerada tao apostata quanto ele
    que Deus tenha misericordia da sua alma

    ResponderExcluir
  19. Inacreditável! Uma pessoa que se diz pastor, falando tamanha bobagem. O pastor cuida das ovelhas, este quer fazer confusão! A bíblia diz: Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! (Filipenses 3.2) - Este certamente é um mau obreiro, um enganador das ovelhas de Cristo Jesus! E esta lei (PLC 122/2006), por sinal, que quer "apatriar" os homossexuais é totalmente anticonstitucional, pois fere a liberdade de expressão e religiosa! Além de ser vergonhosa, pois pretende tirar os direitos das pessoas de bem (que zelam pela ética, moral e os bons costumes) para entregar àqueles com práticas que a bíblia sagrada, e então, o próprio Deus, condena. Jesus Está Voltando! Prepara-te, oh, irmão!

    ResponderExcluir
  20. Ricardo godim, vi que é importante lermos matérias publicadas dessa natureza, infelismente, tinha eu uma outra visão sobre a sua pessoa, eu tinha vc como um pastor exemplo, inclusive já tiver oportunidade de assistir mensagens suas e estou bastante decepcionado com a sua idéia e opnião sobre o assunto, ainda acredito q vc tem muito conhecimento sobre biblia, mas precisa buscar mais e rever seus pontos de vista e quem sabe ainda há tempo de se salvar.

    ResponderExcluir
  21. A palavra do Nosso Deus Todo Poderoso cada dia que passa se cumpri, que nossos olhos aim ver e nossos ouvidos ouvir coisas que nos deixaríamos extarrecidos e muitos enfriariam na fé. Mas o que possamos fazer é estarmos cada instante de nossas vidas com o nosso pensamento focado na Pessoa de Jesus que é o outor e consumador da nossa fé e... orando sem cesar.
    Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Quem diria Pr. Ricardo Godin agindo desta forma
    pedeu a unção de Deus na vida dele

    ResponderExcluir
  23. Amado Pastor, durante um período muito dificil da minha vida, onde ainda não sabia o meu verdadeiro lugar no corpo de Cristo, onde a igreja somente me julgava e colocava sobre minha vida julgos impossíveis de se carregar,vc foi meu amparo e meu guia para chegar aos braços do Senhor, mas agora....sinto uma tristeza tão grande a respeito da sua vida. Que nosso Senhor ama incondicionalmente os homosexuais, certamente não tenho dúvidas, tenho toda certeza necessária a respeito disso. Mas acreditar que o Senhor aprova este tipo de união? Desculpa, o meu Deus não é Deus de mentira, e ele não somente reprova como abomina. Amar o pecador é algo muito diferente de amar o pecado, e a bíblia é muito clara a este respeito, sabemos que Deus não faz diferença entre as pessoas, mas deturpar a obra perfeita e acreditar que deve-se aprovar esta união, onde também pode-se criar uma criança em um lar onde não se tem a referencia de quem é o pai e quem é a mãe, acho um pouco demais.
    Desculpe meu amado. Vc sempre será uma benção pra mim, mas por favor reveja, converse mais um pouquinho com o Pai, e corrija esta afirmação.
    Não sou ninguém importante, nem pastora, teóloga, nem nada....somente uma filha de Deus, rebelde aos olhos da igreja por não aceitar rótulos e preconceitos, mas que te ama e continuará acreditando que este foi apenas um lapso, um equivoco e que certamente vc irá se retratar e encontrar o caminho da verdade.
    Deus é contigo e te ama muito.
    bjs no coração.
    Sheila

    ResponderExcluir
  24. Religiosidade tende a cegar as pessoas... leiam atentamente o q ele disse! Para mim promiscuidade é um pai de familia q se faz de PROBO CIDADÃO e janta a quem for preciso no mundo dos negócios ou ditos homens de Deus q querem redui-lO à pequenês de acatar orações agressivas e "ameaçadoras"... aparece alguém q pensa de forma mais ampla e de pronto a comunidade se alista em julgar e condenar! Aprendamos com o q nos trouxe Jesus e quem não tiver pecado q atire a primeira pedra! Reflitam por favor...

    ResponderExcluir
  25. SENHOR RICARDO O EVANGELHO SEGUNDO ESCREVEU O RICARDO GODIN NÃO EXISTE NA MINHA BIBLIA POR QUE SERÁ? LEMBRA TE DE ONDE TU CAISTE E ARREPENDA TE SE BREVE VIRA O SENHOR E TIRARA SEU CARTIÇAL, E VC SERÁ LAÇADO NO LAGO DE FOGO ARDENTE E LÁ VC ENCONTRARÁ ALMAS SEDENTE PELA TUA ALMA OU SEJA TU IRA SOFRE MAS DO QUE OS OUTROS QUE PECARAM PORQUE VC ENGANOU PESSUAS QUANDO VIVO DIZENDO QUE DEUS AS AMA INCLUSIVE NAS SUAS PRÁTICAS homosexuais SEM CONTAR QUE AQUILO QUE VC MAS QUERI QUE É SER POLÊMICO E FAMOSO VC VAI CONSEGUIR LÁ SABE COMO ,O HOMEM QUE ODIAVA A DEUS, POR QUE PRA MIM VC GUARDA UM RAIVA DE DEUS TALVEZ POR ALGO QUE ACONTECEU NA SUA VIDA E VC NÃO ACEITA,COMO VC DISSE DEUS NÃO ESTA NO CONTROLE NÃO PORQUE ELE NÃO QUE E SIM POR QUE PESSOAS COMO VC NÃO O DEIXA AGIR COMO ELE DESEJARIA, E OUTRA AO O HOMEM ELE DAR O DIREITO DE ESCOLHA E SE A SUA ESCOLHAR E PROCLAMAR O EVANGELHO SEGUNDO ESCREVEU VC, NOSSA QUE COIDADO A BIBLIA DIZ HORRENDA COISA É CAIR NA MÃO DO DEUS VIVO, E COMO O VC ESTA MORTA PARA DEUS E VIVO PARA O PECADO, VOU ORAR POR VC, MAS É PARA QUE SE CUMPRA A BIBLIA MUITOS SE APOSTATARÃO DA FÉ, VC E LANA HOLDE FORMA UM BELO PAR.

    ResponderExcluir
  26. creio que este homem está totalmente afastado de DEUS....O DIABO ESTÁ FAZENDO A FESTA .MISERICORDIA SENHOR ......

    ResponderExcluir
  27. Não posso acreditar no que esta acontecendo sei que o cumprimento da palavra a vinda de Jesus esta perto vigiai e orai

    ResponderExcluir