Você é o Visitante Número:

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Encontro entre Igrejas de Tradição Wesleyana em São Paulo

Pr. Alex (sentado - último da direita)

Por Pr. José Geraldo Magalhães Jr. ( Texto e fotos)

Representantes de igrejas de tradição wesleyana se reuniram com o Dr. Kevin Mannoia no Espaço Metodista 24h, em São Paulo, para discutir o tema da Santidade

Na manhã do dia 3 de fevereiro, os representantes das Igrejas de tradição wesleyana se reuniram novamente. Desta vez, o grupo se reuniu nas dependências do Espaço Metodista 24, situado à Rua Major Diogo, próximo ao Vale do Anhangabaú em São Paulo. O evento que contou com a participação de vários pastores e pastoras de tradição wesleyana, teve como expectativa a presença do Dr. Kevin Mannoia, que destacou “os princípios básicos de santidade”. O evento também teve a participação dos bispos Adriel de Souza Maia (3ª RE), João Carlos Lopes (Presidente do Colégio Episcopal), Stanley da Silva Moraes (Secretário Executivo do Colégio Episcopal), Bispo Nelson Campos Leite (Bispo Emérito da Igreja Metodista), além dos bispos das outras igrejas. O Bispo Ildo Mello, da Igreja Metodista Livre, deu abertura com a exposição das Escrituras Sagradas que se encontra em Romanos 12 ressaltando a necessidade de santidade no ministério pastoral e a importância da unidade das Igrejas ali reunidas.


Mannoia (foto ao lado) é autor de diversos livros e também foi Bispo da Metodista Livre nos EUA. Atualmente é capelão na Azusa Pacific University. É líder e principal articulador do grupo que reúne representantes das Igrejas de Herança Wesleyana nos EUA para discutir e propor "como ensinar a doutrina da santificação de maneira contemporânea".
Na ocasião, Mannoia destacou na passagem de Marcos 3.13-14 alguns princípios básicos de santidade.
Para ele, “quando uma pessoa recebe um convite, ela tem duas opções de escolha: de ir ou não ir. Jesus faz um convite aos discípulos para aproximarem mais da presença de Deus. No entanto, a Santidade não é uma lista de regras, mas uma condição de estar próximo a Deus porque Deus é Santo”. Disse.

Para Mannoia os caminhos de formação é um dos passos fundamentais para a santidade, pois a mensagem de proximidade se dá, segundo Mannoia, em dois aspectos: “a proximidade de Deus e a proximidade do próximo (...). A missão da Igreja não é um método, mas a mensagem; muitas Igrejas ficam interpretando a mensagem em termos institucionais”. Mannoia enfatizou também que a mensagem de santidade aparece na Bíblia mais que qualquer outro tema e destacou dez características de uma pessoa que está no caminho de santidade. Como descrevemos abaixo:

1. Caráter transformado: para Mannoia nós servimos um “Deus diferente; os caminhos dele são diferentes de nossos caminhos e, quando estamos diante dele vamos ter hábitos diferentes, uma natureza diferente”. Basicamente esta é a principal característica de santidade, pois “o caráter é transformado por dentro. Há um perigo quando interpretamos que santidade é se colocar na condição de separado em uma ‘bolha’, como se isolássemos do mundo. Isso impede que outras pessoas se cheguem a Deus”;

2. Engajamento responsável: essa característica, Mannoia se apóia no Evangelho de Marcos 10.21 quando Deus viu a condição humana separada de si mesmo. “O resultado é que ficamos separados de Deus através do qual, podemos novamente nos aproximar do Criador”, disse fazendo referência ao Jardim do Édem. “Nesse sentido, Deus criou outro meio para que o ser humano pudesse ser restaurado e, esse meio é Jesus Cristo”. Para o Dr. Kevin, “Deus tomou a responsabilidade inicial do engajamento responsável, portanto, pessoas que estão na condição de santidade precisam tomar a responsabilidade de levar outras pessoas à Cristo. Isso é um engajamento responsável que nos motiva a sair da ‘bolha de santidade’ e entrar no mundo, ‘sujar’ as mãos com pessoas que precisam sair do mundo e chegar mais próximas de Deus”. O grande perigo apontado por Mannoia, é entender santidade como o engajamento sem o caráter transformado, neste caso, “corre-se o sério risco de exercer a santidade somente como uma ação social”, disse;

3. Relacionamento saudável: embasado a frase da carta aos Efésios “sujeitai-vos uns aos outros”, Mannoia destaca o princípio do Reino como a mutualidade, ou seja, andar em humildade com o outro é uma relação de questão mútua. Assim é a trindade Pai, Filho e Espírito Santo; uma dessas três pessoas age em função da outra, “esse relacionamento só acontece por meio da mutualidade. Um relacionamento saudável existe onde o povo está sujeito uns aos outros com mutualidade que é o princípio do Reino de Deus. O grande perigo é que sem o caráter de Deus corre-se o perigo de um relativismo com o outro grupo.

4. Decisões sábias: com base em Josué 24 Mannoia destaca o livre arbítrio, ou a liberdade de escolha como ele disse. Josué diante do povo de Israel escolheu servir ao Senhor. As decisões têm suas conseqüências. “Uma decisão sábia parece não ser sábia aos olhos do mundo. Deus é sábio e quando decidimos com ele ou o convidamos como nosso parceiro teremos decisões sábias”.

5. Vida íntegra: diante do texto de Marcos 12 Mannoia expôs exemplos de pessoas que caminham em santidade como também, o fundador do metodismo, John Wesley, que entendia a necessidade de uma transformação na mente, coração e pés, foi pensando nisso que Wesley criou os pequenos grupos, os bands;

6. Coração com propósito: o amor de Deus relatado em João 4.1-7 revela que Deus nos deu Jesus por causa do amor dele. O “amor de Deus é que move para a ação” disse destacando as pessoas que vivem em santidade e são movidas pelo amor de Deus para com o próximo;

7. Líder servidor: “pessoas que estão no caminho de santidade precisam ter a mente de Cristo. Isso define a identidade. Como servos e servas de Deus temos uma direção para entendermos a vontade de Deus”;

8. Chamamento de Deus: de acordo com Êxodo 3, “Deus chamou Moisés para liderar um povo até a terra da promessa. Nesse percurso houve muito trabalho desenvolvido”, assim definiu Mannoia ao se referir sobre as pessoas que foram chamadas por Deus. Afirmou ainda que há duas maneiras de ver esse trabalho, ou seja, “qual a contribuição diante da sociedade? Está sendo significativo ou não”;

9. Pensamento crítico: Deus é misterioso (Jó 38). Uma pessoa que está no caminho de santidade entende os mistérios de Deus. “onde estava você quando te criei? Deus é tão misericordioso e grande que nos causa constrangimento nas respostas às perguntas, pois isso nos motiva mais e mais conhecer sobre Deus”.

10. Um ser restaurado: por fim, Mannoia recorda a imagem de Deus em Gn 1.26-28 onde Deus faz o ser humano a sua imagem e semelhança. “A definição de salvação não é ganhando passagem para o paraiso para que se faça um boicote ao inferno. Salvação é muito mais que um bilhete para o céu, mas é uma restauração da imagem de Deus em nós. Através da graça de Deus as pessoas vivem em santidade e são restauradas” finalizou.

No final, o Bispo Adriel falou com entusiasmo dos preparativos do grande encontro no dia 21 de maio com a as demais igrejas de tradição wesleyana que, provavelmente acontecerá no Ginásio do Ibirapuera. O bispo Maia disse que "este é um evento de todas as igrejas de tradição wesleyana, ou seja, este é um evento de nossa Fraternidade! Façamos deste evento um marco wesleyano para espalhar a santidade bíblica em unidade e amor!".

O próximo encontro ficou agendado para o dia 24 de março na Igreja Hollines, em São Paulo. No final da tarde o Grupo de Trabalho se reuniu para os preparativos do encontro no dia 21 de maio.

3 comentários:

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  2. DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE; (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

    ResponderExcluir
  3. FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
    O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.

    ResponderExcluir