Você é o Visitante Número:

domingo, 30 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
E durante muitos anos foste paciente com eles. Por teu Espírito, por meio dos profetas, os advertiste. Contudo, não te deram atenção, de modo que os entregaste nas mãos dos povos vizinhos”. Neemias 9:30
PENSAMENTO:
Deus tem falado repetidamente ao seu povo através dos profetas que falaram através da inspiração pelo Espírito Santo de Deus. Muitas vezes, estas pessoas ignoraram sua voz e abandonaram seu Deus. Que o mesmo não seja dito sobre nós!
ORAÇÃO:
Soberano Senhor e Aba Pai, eu Te louvo! Por favor, não deixe nunca que meu amor pelo Senhor morra ou que o desejo do meu coração de ser obediente e agradável a Ti diminua! No nome de Jesus eu oro. Amém.

sábado, 29 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
Moisés respondeu: “Assim que eu tiver saído da cidade, erguerei as mãos em oração ao SENHOR. Os trovões cessarão e não cairá mais granizo, para que saibas que a terra pertence ao SENHOR”. Êxodo 9:29
PENSAMENTO:
Quando Moisés confrontou Faraó e só encontrou dureza de coração do mesmo, Deus enviou as pragas. Por quê? Porque Deus queria que Faraó soubesse que o Deus de Israel não era apenas um outro deus, mas que o Senhor era o Único Verdadeiro Deus Vivo. As nações, as estações e a Terra pertencem a Ele. Todas as pessoas devem reverenciar seu nome e receber sua graça.
ORAÇÃO:
Deus de todo o universo e de tudo que posso imaginar, experimentar ou ver, eu Te louvo e proclamo que o Senhor é Deus de verdade. No nome de Jesus eu oro. Amém.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

História do Cabo Bruno, de assassino a pastor evangélico executado a tiros

 
Cabo Bruno, convertido e pastor, é assassinado
 
O ex-policial militar Florisvaldo de Oliveira, conhecido como Cabo Bruno, de 53 anos, foi excutado na noite da última quarta-feira (26/09/2012), em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. O crime ocorreu por volta das 23h45 no bairro Quadra Coberta, quando ele chegava em casa, após participar de um culto na cidade de Aparecida.
Cabo Bruno estava solto havia 35 dias depois de cumprir 27 anos de prisão e ser beneficiado, no dia 23 de agosto, pela lei do indulto pleno. Ex-policial militar, ele era suspeito de cometer mais de 50 assassinatos na década de 80 na capital paulista como chefe do esquadrão da morte e chegou a ser condenado a 120 anos de prisão.
De acordo com a Polícia Militar, Florisvaldo estava acompanhado de parentes quando voltava para casa, que fica na rua Álvaro Leme Celidônio, quando dois homens chegaram - um de cada lado da rua - e efetuaram cerca de 20 disparos contra o ex-policial, que morreu na hora. A maior parte dos tiros atingiu o rosto e o abdômen. Nada foi levado e mais ninguém ficou ferido.
Segundo o tenente da PM, Mario Tonini, os tiros partiram de pistolas calibre ponto 45 e 380. "Foram vários disparos só contra ele e tudo indica que foi uma execução, mas ainda depende da investigação da Polícia Civil", disse ao G1.
Os parentes estão abalados e relataram à reportagem desconhecer os autores dos disparos. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Pindamonhangaba, onde permanece até a manhã desta quinta-feira (27).
Indulto pleno
Cabo Bruno cumpria pena desde 2002 na penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, onde atuava como pastor. Em 2009, o advogado de defesa pediu a progressão da pena - do regime fechado para o semiaberto. Os exames criminológicos apontaram bom comportamento do preso.
Em 14 de agosto de 2012, o promotor Paulo José de Palma, responsável pelo processo do Cabo Bruno, encaminhou um parecer favorável ao indulto para a decisão final da Vara Criminal.
Junto com o parecer do promotor, baseado em lei que prevê a liberdade definitiva para presos com bom comportamento e com mais de 20 anos de prisão cumpridos, estão documentos com elogios de funcionários e da própria direção da P2 quanto à conduta de Florisvaldo na unidade.
Em agosto, na saída temporária dos presos no Dia dos Pais, o cabo deixou a penitenciária pela primeira vez. A saída foi comemorada por amigos no site de relacionamento da mulher dele, uma cantora evangélica que se casou com Florisvaldo dentro da penitenciária.
Cabo Bruno foi preso pela primeira vez em 1983 e levado para o presídio militar Romão Gomes, na capital. Entre 1983 e 1990, o ex-pm fugiu três vezes da unidade, uma delas inclusive depois de fazer funcionários reféns. Em maio de 1991 foi recapturado pela quarta vez, e nunca mais saiu.
Em junho de 1991 Florisvaldo foi levado para a Casa de Custódia de Taubaté, onde ficou até 1996. Dentro do piranhão da Custódia, unidade onde nasceu uma das principais facções criminosas do Estado, o ex-policial permaneceu os mais de cinco anos em uma cela isolado 24 horas dos demais presos.
Em 1996, Florisvaldo foi levado para o Centro de Observação Criminológica, onde ficou até 2002, quando foi transferido para a P2 de Tremembé. Em 2009 ele passou do pavilhão do regime fechado da P2 para o semiaberto, dentro da mesma unidade, separados apenas por uma muralha.
Em 2012, ele teve o benefício da saída temporária do Dia dos Pais, ganhando o indulto pleno e sendo liberado no dia 23 de agosto.
Fonte: veja.abril.com.br | Divulgação: Midia Gospel

 
Cabo Bruno matava por não acreditar em mudança
 
Missionário da Igreja do Evangelho Quadrangular, Ministério Casa do Leão, Carlos, conhecido como Carlão, conta na frente do púlpito, na noite do domingo (23/09/2012), que conheceu Florisvaldo de Oliveira, antes conhecido como Cabo Bruno, no Presídio de Tremembé. Começava um entre muitos depoimentos do culto para empossar como pastor da Igreja Refúgio em Cristo, em Taubaté, o homem que nos anos 1980 foi considerado o justiceiro mais temido de São Paulo. "Florisvaldo me ensinou a beijar no rosto os homens que eu respeito e gosto", disse Carlão que, antes de se converter, morou durante 14 anos na rua. "Obrigado por fazer parte da minha história."
Pouco mais de um mês depois de ser colocado em liberdade, Florisvaldo de Oliveira assumiu no domingo (23/09/2012) a função de pastor, substituindo do cargo sua mulher, Dayse França, que comandou a igreja durante dois anos. A cerimônia durou quase 2h30 e teve a presença de mais de dez pastores, uma comitiva de quatro representantes da sede da igreja no Rio, carcereiros do presídio e ex-detentos convertidos.
Antes de começar o culto, às 19 horas, Florisvaldo passou de banco em banco, cumprimentando a todos. Magro, de cabelos brancos, com um terno azul-escuro de três botões e risca de giz, dava um beijo no rosto de todos os homens presentes. No começo do culto, seus três enteados, filhos de Dayse, entoaram canções religiosas que levaram parte dos 50 presentes às lágrimas.
Na igreja, um antigo restaurante todo envidraçado, no topo de uma colina, os presentes eram chamados para falar a respeito da transformação de Florisvaldo. "O mundo todo e a sociedade podem olhar para você atravessado. Ele (Jesus) olha reto", iniciou a pregação o pastor Airton, olhando para Florisvaldo, que acompanhou os testemunhos de olhos fechados. Durante as músicas, dançava discretamente e levantava a mão direita.
Recuperação
Há exatos 30 anos, em 1982, quando ainda era soldado da Polícia Militar, Cabo Bruno passou a matar os jovens dos bairros da periferia da zona sul da cidade suspeitos de serem criminosos. Bancado pelos comerciantes locais, se tornou um dos justiceiros mais famosos e temidos de São Paulo. Matava por não acreditar na recuperação dos "bandidos" que, para ele e para os demais justiceiros e seus financiadores, deveriam ser exterminados. Em entrevistas a jornais, dizia, orgulhoso, ter matado mais de 50 pessoas.
Na cerimônia do domingo (23/09/2012), ele e os demais testemunhavam justamente sobre as chances que devem ser dadas para que as pessoas possam mudar. "Todos podem mudar. Essas mudanças são o maior milagre de Deus", dizia o irmão Pedro Silvestre. "Não cabe a nenhum de nós julgar o próximo, ainda que seus pecados sejam vermelhos como o escarlate, se tornarão brancos como a neve", dizia o bispo Vladimir, da Igreja Refúgio em Cristo, que veio do Rio especialmente para a cerimônia.
Almas resgatadas
Depois de 21 anos preso, considerando as três fugas ao longo dos anos 1980, Florisvaldo e outros pastores defendiam os prisioneiros e o trabalho missionário nas cadeias. "Lá dentro tem homens e mulheres de Deus. Quem não pecou que atire a primeira pedra. As almas deles precisam ser resgatadas."
Desde que se converteu, segundo os depoimentos, Florisvaldo se mostrou uma pessoa metódica e empenhada. Construiu uma igreja no Presídio de Tremembé. Fez o púlpito com madeira, pintou de azul, lixou e pintou de novo. "Se eu não ficasse tanto tempo, talvez não estivesse agora aqui", disse.
As trágicas histórias que viveu não foram mencionadas durante o culto, ao contrário do que costuma ocorrer nos testemunhos evangélicos. "Queremos esquecer o passado", disse a mulher, Dayse. "Somos hoje servos de Deus e queremos ter paz para viver."
Filho. No culto estava presente ainda a missionária Alaíde Pereira que, em 1991, foi a primeira pessoa a sugerir que Florisvaldo mudasse de vida. Ela chorou ao longo de toda a cerimônia. "Ele é um filho para mim", disse.
A mulher, Dayse, pediu a todos que orassem pelo sucesso do novo pastor. Depois de assinar o documento de posse, Florisvaldo fez sua primeira fala como pastor. Disse que iria saquear o inferno, tomando as almas de Satanás e as entregando para um reino de luz. "Nunca fui de ficar parado", disse o evangélico, que agora diz continuar sua guerra de forma pacífica. Ele não quis falar com a reportagem. Desde que saiu, Florisvaldo não falou com a imprensa. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Fonte: Diario do Grande ABC | Divulgação: Midia Gospel

Cabo Bruno já morreu, diz advogado do ex-policial
 
 
O Cabo Bruno já morreu. O que resta agora é o cidadão Florisvaldo de Oliveira, um homem que sabe que errou, que pagou pelos seus erros e que deseja recomeçar a vida. Um homem que, também, foi preso e condenado por vários crimes em um momento delicado da história política do país, quando havia grande insatisfação contra militares, então de saída do poder. Isso é, em síntese, o que pensam o advogado do ex-policial militar, Fábio Tondati Ferreira Jorge, e a sua mulher, Dayse da Silva Oliveira.
Para o advogado, a decisão de soltar o ex-policial está "completamente dentro da lei". "Era uma decisão esperada, ainda que tardia." Segundo ele, Bruno era "outra pessoa" no momento da prisão, em 1983 -quando os crimes atribuídos a ele tiveram grande repercussão. "Na época, ele estava empolgado com a situação. A Polícia Militar também era outra", afirma. "É como ele diz: o cabo Bruno morreu há anos. O que restou é o Florisvaldo."
Jorge diz que o ex-policial "tem consciência de que cometeu algum crime", mas afirma que também foi vítima do momento político. A prisão deu no final da ditadura militar (1964-84), quando o país experimentava um movimento crescente por democracia e Justiça liderado por estudantes, sindicatos e partidos políticos. "Quando o grupo de jurados era de empresários e pessoas mais velhas, ele era absolvido. Era tido como justiceiro. Quando era de estudantes e jovens, saía a condenação. Era a época de transição, em que os estudantes queriam acabar de vez com o militarismo no país", disse.
Jorge afirmou que, com a saída da prisão, cabo Bruno teme represálias. "É lógico que ele tem algum receio [de que algo aconteça com ele devido aos crimes]. Mas é evangélico e acredita que essa situação é passado. Ele cometeu um erro e pagou", disse.
Segundo a Folha apurou, no entanto, o ex-PM nunca fez questão de se desvincular do apelido de Cabo Bruno -era por esse nome que ele era chamado pelos presidiários.
SEGUNDA CHANCE
Moradora de Taubaté, pastora da Igreja Refúgio em Cristo e cantora gospel, a carioca Dayse, 45, é casada com Bruno há quatro anos. Ela o conheceu há sete, durante trabalho voluntário de evangelização na penitenciária. Questionada sobre as mais de 50 mortes atribuídas ao marido, disse: "A gente sabe que nem cem anos pagariam o erro que ele cometeu. Deus e a Justiça estão dando outra chance a ele e a gente espera que a sociedade também dê."
 
Fonte: Folha | Divulgação: Midia Gospel
 
Com o tempo, policial virou justiceiro, diz major sobre Cabo Bruno
 
 
Major da PM, o deputado estadual Olímpio Gomes (PDT) diz que o ex-soldado Florisvaldo de Oliveira, Cabo Bruno, tinha um forte sentimento de Justiça, mas acabou se tornando um justiceiro.
Folha - Quem é o cabo Bruno?
Olímpio Gomes - Era muito bom policial no serviço e um sujeito com sentimento de Justiça. Ao longo do tempo, ele acabou tendo um comportamento de justiceiro. Em um momento, começou-se a ter a cultura que, se não foi ninguém, foi o Bruno. Ele acabou assumindo problemas que não eram dele.
Mas ele foi condenado.
Sim, teve uma série de condenações porque assumiu um perfil de justiceiro e cometeu crimes. Acho que foi uma das pessoas que mais cumpriram pena no país. Foi preso com 25 anos e ficou 27 preso. Ficou mais em confinamento do que em liberdade.
Qual é a sua relação com ele?
Não trabalhamos juntos. O Bruno pintava quadros no presídio e a mulher dele, que estava com extrema dificuldade financeira, pediu para ajudá-la. Comprei alguns quadros e indiquei algumas pessoas para ela vender. Tive contatos com ele quando precisei visitar o presídio.
E como ele é?
É um cara absolutamente tranquilo, calmo.
O sr. tem ideia do motivo de ele ter praticado esses crimes?
Muitas pessoas sonham em ser polícia. Alguns realizam esse sonho, mas vários ficam com um sentimento de que a Justiça não foi feita. Infelizmente, há uma minoria que, por causa dessa decepção, acaba desviando o caminho e se tornando justiceiro.

Ex-PM deve ter Jesus no coração, afirma advogada
Advogada que auxiliou na acusação da Promotoria contra o Cabo Bruno, Neide Caetano diz que espera que ele esteja recuperado.
Folha - Como teve contato com o caso?
Neide Caetano - Até 1988, trabalhei no Centro Santo Dias de Direitos Humanos e recebemos várias denúncias de pessoas da região sul sobre assassinatos.
Como o Cabo Bruno ficou famoso?
Na década de 1980, as pessoas diziam que havia um esquadrão da morte que agia na região sul da cidade. Comerciantes contratavam policiais para matar ladrões. Um dos policiais se destacou, era o Cabo Bruno.
Como vê a soltura dele?
Tenho tendência a achar que ele tem direito a recuperação. Pelo que li, ele se tornou pastor evangélico. Agora ele deve ter Jesus no coração. Acredito e espero que agora ele não cometa mais nenhum crime.
Fonte: Folha de São Paulo | Divulgação: Midia Gospel
 
 
Depoimento: Lenda do Maverick preto aterrorizava a zona sul
 
 
"O Maverick do Cabo Bruno acabou de passar na Sabará [avenida Nossa Senhora do Sabará, na zona sul de São Paulo]." Esta era a senha para que eu, com 12 anos à época, e meus amigos saíssemos correndo do fliperama direto para casa.
Na maioria das vezes, era apenas uma desculpa que o Luis, dono do fliperama, dava para que todos os moleques fossem embora. Uma por conta de nossas mães enfurecidas que iam nos buscar quando demorávamos a chegar após as aulas, e outra por causa do Juizado de Menores, que era bastante atuante.
O nome Cabo Bruno causava temor nos jovens da região. O medo era tamanho que qualquer Maverick, Opala ou Chevette pretos (carros que afirmavam serem usados pelo ex-PM em suas incursões pela zona sul) que avistássemos na rua já eram motivo para as pernas tremerem --mesmo sabendo que a Vila Arriete, onde moro, não era um lugar onde ele costumava procurar suas vítimas.
Todo caso de assassinato que ocorria na região era atribuído ao Cabo Bruno. Isso só fazia aumentar o medo.
Certa vez, fui à padaria e vi um Maverick preto estacionado na porta. Entrei sem olhar para os lados. Ao entregar o pão e o leite, o balconista deve ter percebido a minha cara de assustado e disse que o Cabo Bruno estava do outro lado bebendo cerveja.
Olhei para o canto e vi um cara alto de cabelos claros com corte tipo militar (características que diziam que ele tinha na época). Dei o dinheiro para a moça do caixa e saí correndo. Não peguei nem o troco. Além do susto, ainda levei um puxão de orelha da minha mãe. Até hoje não sei se realmente era ele.
CINEMATOGRÁFICO
Quase três décadas depois, vejo que o homem que era o terror da molecada na zona sul passou por momentos que renderiam um filme. Fugiu três vezes do presídio e acabou sendo preso novamente em Paragominas (PA), a quase 2.700 quilômetros de distância de São Paulo.
Depois de ter sido recapturado, ainda perdeu um filho de oito anos enquanto estava na cadeia. Segundo contam, virou pintor e pediu que sua mulher vendesse seus quadros para ajudar nas finanças da casa e na compra de medicamentos para uma filha.
Ainda na prisão, afirma ter virado pastor e queria evangelizar outros detentos, entre eles um jovem acusado de matar seus próprios familiares. Há quem diga que é outra pessoa.
Na minha memória, entretanto, a lembrança dele ainda me causa arrepios.
Fonte: Folha de São Paulo | Divulgação: Midia Gospel
 
A vida em liberdade - História do Cabo Bruno
 
 
Cultos evangélicos, visita a parentes e medo do crime organizado: como tem sido a rotina de Cabo Bruno, líder do mais famoso grupo de extermínio da década de 1980 em São Paulo, após 27 anos de prisão.
Na noite fria da quinta-feira 30 de agosto, o culto na Igreja Pentecostal Refúgio em Cristo reunia pouco mais de 30 pessoas, a maioria mulheres e crianças, acomodadas nas cadeiras de plástico do templo localizado ao lado de um terreno baldio no bairro da Fonte Imaculada, em Taubaté – cidade distante 130 quilômetros de São Paulo. De calça social e jaquetão, o rosto vincado por rugas, um homem grisalho permanece sentado na parte direita do púlpito com os olhos fechados. Até que alguém o chama para pregar.
De fala cadenciada e dicção escorreita, ele conta parábolas, cita, sem olhar a “Bíblia” à sua frente, versículos inteiros do Evangelho e se permite uma confissão: a alegria de ter feito, pela primeira vez em sete anos de relacionamento, as compras de supermercado com a mulher, a pastora e cantora gospel Dayse França, 46 anos. Tal confidência descortina o passado do orador. Faz apenas sete dias que Florisvaldo de Oliveira, 53 anos, conhecido como Cabo Bruno, deixou a prisão, após 27 anos de cárcere.
 
Cabo Bruno disse que parou de contar na 33ª morte. Mas foram mais de 50
As palavras do atual missionário são diametralmente opostas, em conteúdo e tom, às proferidas por ele em 1984, quando liderava um grupo de extermínio na zona sul da capital paulista. À época, foragido da Justiça, Cabo Bruno disse para as lentes de uma emissora de televisão: “No começo, eu contava as pessoas que matava. Mas parei no 33 e acabei perdendo a conta. Acho que já passei de 50 mortes.” Contando com a benemerência de comerciantes da região e sob o pretexto de combater o “mal”, o ex-policial militar personificou, como nenhum outro antes ou depois dele, a PM que mata, sem nenhuma possibilidade de defesa, os supostos criminosos. Ficaram célebres as execuções comandadas por ele, que trafegava pela periferia paulista em carros escuros, a exemplo da chacina em uma pequena oficina de móveis, onde seis jovens foram assassinados a tiros. Por esse crime, foi condenado a 43 anos. 
Nos primeiros dias em liberdade, Cabo Bruno saiu pouco da casa alugada por sua mulher em Pindamonhangaba – cidade vizinha a Taubaté –, que divide também com os três enteados. Visitou amigos com os quais deixou pertences em Pindamonhangaba e Taubaté, frequentou três cultos evangélicos, conheceu parentes da esposa e foi a uma agência bancária. As histórias do passado como policial militar ele se limitou a contar a um dos enteados, sob o olhar incrédulo da pastora Dayse França, cujo nome civil é Dayse Silva de Oliveira. “Eu não conheci o passado dele. Para mim não existe Cabo Bruno, e sim o pastor”, afirma. O casal se conheceu há sete anos, quando a missionária foi realizar trabalho comunitário na prisão onde Cabo Bruno cumpria pena. O casamento completou quatro anos e, durante todo esse período, os dois se viam uma vez por semana, durante as visitas. “Estamos convivendo pela primeira vez, ainda em lua de mel”, diz Dayse, que fundou uma filial da Refúgio em Cristo, no final de 2010. A Igreja Pentecostal tem matriz no Rio de Janeiro.
Cabo Bruno não admite, mas está com medo. ISTOÉ apurou que uma eventual morte dele é considerada um troféu valioso pelos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), a principal organização criminosa do Estado. “Sempre vai haver essa possibilidade (de vingança) e a gente tenta evitar se expor ao máximo por causa disso. Eu não posso ficar só escondido, eu acredito que o mesmo Deus que me protegeu até hoje vai continuar me protegendo”, afirma. Dayse conta que, nos primeiros dias fora da cadeia, seu marido parecia incomodado, um pouco assustado, ainda tentando se acostumar à sensação de liberdade. À ISTOÉ o ex-policial revelou que passará o mês de setembro visitando parentes, a mãe e as filhas que moram em São Paulo.
O atual missionário diz sonhar em viajar para pregar o Evangelho. Quer ser chamado pelo apelido de infância, Bruno, sem a patente que lhe deu fama de “Matador da Zona Sul”. Ele se esquiva a falar desse passado, a não ser que seja por dinheiro. ISTOÉ conversou rapidamente com Bruno, em duas ocasiões – uma por telefone e outra na igreja. Nas duas oportunidades, ele afirmou que uma entrevista mais longa seria feita apenas sob remuneração, pois as anteriores apenas trouxeram prejuízo à sua imagem. Ele teria chegado a negociar com uma emissora de televisão, a quem pediu R$ 50 mil, de acordo com seu advogado Fábio Tondati Ferreira Jorge, mas a transação não foi adiante. O dinheiro resultante de uma entrevista seria usado para viagens missionárias e para se afastar de potenciais inimigos, como reiterou à ISTOÉ sua mulher, Dayse. “Só vou me expor e dar uma entrevista se for remunerada. Por enquanto eu estou podendo andar sossegado, o que está saindo na televisão são fotos antigas, então as pessoas não podem me identificar”, afirma. Na quinta-feira 30, durante o culto em Taubaté, ISTOÉ fez a primeira imagem de Cabo Bruno após sua liberdade.
 
 
Na prisão, após três fugas, houve a declarada conversão, a ponto de Cabo Bruno se tornar o capelão do presídio – o que explica sua presença no culto evangélico na noite da quinta-feira 30, uma de suas raras saídas à rua após a liberdade. Depois de falar por 15 minutos, sob aplausos e salvas de “Aleluia!”, o ex-policial volta a se sentar, postura ereta, mão sobre mão. Um homem presente ao culto pede a palavra e o exorta a não se desviar do caminho da fé. “Quando a gente apaga algo que está escrito a lápis sempre deixa vestígios no caderno. Quando o sangue de Cristo passa por cima não fica vestígio nenhum”, afirma o fiel. Bruno segura a mão da mulher com força e parece chorar. Mantém-se nessa posição durante o restante da celebração. Ao final, um dos presentes se ajoelha e pede que o ex-policial o abençoe. Ele segura a cabeça do rapaz com força e diz palavras em voz baixa, por dois minutos. “Meu principal chamado é ser este pastor, eu saí da prisão para isso”, afirma à ISTOÉ.
Entre 1983 e 1990, Cabo Bruno fugiu por três vezes de penitenciárias paulistas. Ficou detido em definitivo a partir de 1991. Desde então, cumpriu ininterruptamente 21 anos de detenção, sendo os seis primeiros na Casa de Custódia de Taubaté, em regime de isolamento dos outros presos. Neste período, sem direito a banho de sol por questões de segurança, ele aprendeu a pintar quadros de paisagismo, cujas vendas sustentavam sua família fora da prisão. Agora em liberdade, o ex-policial quer continuar a pintar quadros. Famoso colecionador de obras de arte, o banqueiro Edemar Cid Ferreira, condenado por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta por conta da quebra do Banco Santos, chegou a comprar dez obras de Cabo Bruno, no valor de R$ 1,5 mil cada. Juízes e promotores e outras autoridades também estão entre seus compradores. “Mas só vou me dedicar a pintar nas horas vagas”, diz ele.
 
 
SOBREVIVÊNCIA- No isolamento da prisão, o ex-policial aprendeu a pintar e começou a comercializar seus quadros, vendidos a R$ 1,5 mil cada. Entre seus clientes, juízes e promotores
Em 2009, Bruno passou para o regime semiaberto no P2 em Tremembé, mas saiu apenas uma vez, durante o último Dia do Pais, em 12 de agosto. No último dia 21 de agosto, a juíza Marise Terra Pinto Bourgogne de Almeida concedeu o indulto, com parecer favorável do Ministério Público. A libertação foi determinada com base no decreto 5.648/2011, da presidenta Dilma Rousseff, que prevê a soltura de presos de bom comportamento que cumpriram mais de 20 anos da pena. Ele foi condenado a mais de 117 anos, dos quais cumpriu um total de 27, mas, pela lei, não deve mais nada à Justiça brasileira. Apesar disso, ainda se debate com seu incômodo passado. “O que marca minha vida e que eu não gosto é Cabo Bruno. Porque faz parte dos processos, dessa coisa jurídica. Cabo Bruno é uma coisa do passado, que para mim está morto. Essa história está enterrada”, diz o ex-policial.
 
Fonte: Revista Isto é | Divulgação: Midia Gospel
 

PARE E ORE AGORA!

 
 
VERSÍCULO DO DIA:
Assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam”. Hebreus 9:28
PENSAMENTO:
Jesus está voltando! Você está pronto? Você está esperando? Jesus está voltando!
ORAÇÃO:
Venha, Senhor Jesus, sua noiva te espera! Amém!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Após ser consagrado pastor, Cabo Bruno é morto no interior de SP

 
 
 
Florisvaldo de Oliveira, o cabo Bruno, ex-policial militar e recém-saído da prisão, foi morto a tiros, no final da noite desta quarta-feira (26), na porta da casa onde morava, no bairro Quadra Coberta, em Pindamonhangaba (SP), no Vale do Paraíba.


O crime ocorreu 34 dias após Florisvaldo deixar a cadeia e dar continuidade, fora dela, à vida de pastor evangélico. Eram 23h45 quando a vítima, acompanhada de parentes, voltava de um culto em Aparecida, município vizinho, e foi surpreendida pelos criminosos em frente à casa da família.

 
"Segundo testemunhas, eram dois homens que chegaram a pé e atiraram somente contra ele (Florisvaldo). Não foi anunciado assalto. Havia um carro próximo do local, possivelmente utilizado pelos atiradores na fuga. Não temos pistas ainda sobre a autoria. Provavelmente foi um crime de execução, porém isso ficará agora a cargo da Polícia Civil investigar", afirmou o tenente Mário Tonini, da 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar.

 
Cabo Bruno não chegou a ser socorrido, pois morreu no local. Segundo a polícia, nada foi levado dele ou das demais pessoas. A perícia esteve no local do crime e recolheu algumas cápsulas de pistola ponto 40, mesmo calibre utilizado pela Polícia Militar, e outras calibre 380. Florisvaldo de Oliveira havia deixado a penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, a P-2, de Tremembé, após cumprir 27 anos de prisão.

 
O ex-policial foi acusado e condenado por participação em mais de 50 assassinatos na década de 1980 na capital paulista, quando integrava um esquadrão da morte. Nos anos de cárcere, Florisvaldo converteu-se ao cristianismo, tornou-se pastor evangélico e se casou com uma cantora gospel.

 
No dia 23 de agosto, cabo Bruno foi beneficiado pelo indulto pleno para o restante da pena, já que ele era condenado a 120 anos de prisão, havia cumprido mais de 20 anos e tinha bom comportamento. O assassinato foi registrado no Distrito Policial Central de Pindamonhangaba, onde será investigado.
 
Fonte: yahoo

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado”. 1 Coríntios 9:27
PENSAMENTO:
Coloque em prática o que prega!” “Prefiro ver um sermão a ouvir um sermão”. “Viva o que prega!” Nós que falamos abertamente sobre a nossa fé em Jesus também precisamos assegurar que vivemos sob o mesmo padrão que chamamos outros a seguir.
ORAÇÃO:
Pai no Céu, por favor, ajude-me na minha caminhada a ser constante nas minhas conversas e que as minhas palavras sejam agradáveis a Ti! No glorioso nome de Jesus eu oro. Amém

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!


VERSÍCULO DO DIA:
Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos”.  Lucas 9:26
PENSAMENTO:
Algumas das palavras mais tristes que um filho pode ouvir são estas: “Estou muito desapontado com você”. Não queremos que esta seja a reação do nosso Pai Celestial. Queremos que o mundo saiba que amamos e honramos Jesus como Senhor para que possam vir a conhecer nosso Salvador também e para que possamos agradar nosso Pai no Céu!
ORAÇÃO:
Senhor Deus Todo Poderoso, por favor, dá-me coragem, sabedoria e respeito na minha busca de representar Jesus cada dia. Que as minhas palavras e a minha vida declarem minha devoção a Jesus como meu Senhor e Salvador. No nome de Jesus eu oro. Amém.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo”? Lucas 9:25
PENSAMENTO:
Tempos atrás eu tinha uma foto no meu escritório de um carro funerário com um trailer atrás dele com os dizeres: “Quem disse que não pode levar coisas ao túmulo?” É humoroso, mas errado… MUITO errado. Se nós perdemos nossas almas na perseguição de coisas, o que temos ganhado de valor duradouro? Vale a pena perder a única coisa que realmente conta?
ORAÇÃO:
Amoroso Pai, ajude-me a manter meus olhos fixos no que é verdadeiramente valioso e usar as outras bênçãos na minha vida para trazer glória a Ti e abençoar outros. No nome de Jesus eu oro. Amém.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Para alcançar pessoas, a Igreja precisa mudar!

 
 
Para alcançar pessoas, a Igreja precisa mudar!
Pastor Robert Lay 


O pastor Robert Michael Lay ou Roberto Lay, como é conhecido no Brasil, esteve visitando a PIB na última semana e abençoando não só a liderança como os membros que tiveram a oportunidade de receber suas palavras. O pastor de Curitiba atua como titular da Igreja Evangélica Irmãos Menonitas e há pouco mais de 12 anos coordena o Ministério Igreja em Células no Brasil, ministrando em congressos e seminários por todo o país a respeito da Visão e Estrutura de uma Igreja em Células. Cerca de 12.000 pastores e líderes de diversas denominações de todo o Brasil já foram treinados durante este período na implantação desta visão. O seu trabalho tem influenciado profundamente vidas e igrejas, levando-as a uma postura mais próxima dos planos que Deus tem para o Seu Reino. Roberto é casado com Alzira, tem quatro filhos e três netos. Em um bate-papo contou-nos como tem sido disseminar a missão de cuidar em células.
Pastor como é o movimento de "Células" (PG) ao redor do mundo
O movimento de células ao redor do mundo hoje está sendo chamado de a segunda reforma, ou seja, a reforma dos odres. O vinho novo nós recebemos na primeira reforma no séc. 16 - a salvação pela graça mediante a fé, a palavra de Deus como única base para a nossa fé e prática. Nós ficamos com a estrutura antiga e o velho odre que tem em suas bases e raízes, no Velho Testamento, os sacerdotes etc. Perdemos o varejo e hoje os relacionamentos do varejo nos PG é um retorno e está acontecendo em praticamente todas as igrejas ao redor do mundo. É um movimento mundial. O cristianismo em geral está retornando, voltando a ser uma igreja de relacionamentos também. Não só do culto do atacado, mas dos relacionamentos para o varejo.
O que a Igreja ganha com esta transição?
A Igreja como um todo ganha em intimidade, em identidade, em crescimento, não só quantitativo, mas qualitativo. Só tem vantagens porque ela agora tem a capacidade de transformar a sociedade.
O que nós, como pessoas, ganhamos com este modelo?
Você, como pessoa, ganha estabilidade, cuidado mútuo, você ganha família. Na célula, você ganha pessoas com as quais você vai conviver e que vão cuidar de você e você pode cuidar de outros também. Começamos a viver a mutualidade.
Sobre a igreja nos lares, ou seja, a igreja no varejo; porque eu posso fazer acontecer ou receber?
O cuidado, por exemplo, é só no varejo. Um pastor não pode cuidar de todo mundo sozinho. O pastor não pode visitar todo mundo e dar atenção a todos, e para isso, nós membros fomos chamados para cuidar uns dos outros. Eu tenho essa grande capacidade de ter família e de realmente me relacionar com o outro.
Mesmo no Brasil é muito difícil fazer uma transição. Porque?
A dificuldade na transição acontece por causa da mudança. Nós não gostamos de mudança. O Dr. Ralph Maybor diz que nós gostamos de melhoria no que existe, mas não de mudanças, e se a gente gosta de mudança é por pouco tempo. Em longo prazo queremos sempre retornar para o antigo, para aquilo que sempre fizemos, por medo do novo. Nós somos cômodos por natureza, preguiçosos por natureza, e isso inclusive entre pastores. Há pastores que não querem pagar o preço de uma mudança, porque dá trabalho.
E aqueles que assumem esta transição, quais são as principais mudanças que ocorrem?
O fato de não enxergar mais a igreja como multidão, mas como famílias, farão as pessoas cuidarem umas das outras. No aspecto do evangelismo fica muito mais fácil. O evangelismo sempre foi um empreendimento de grupo. Transformar homens em pescadores, significa que cada pessoa da nossa célula (PG) vai pegar em uma ponta da rede e fazer um arrastão. E vamos pegar peixe!
Neste contexto encontraremos grupos com maior resistência.
Quais são as consequências para aqueles que ficam de fora?
A consequência da estagnação. Eu tenho visto isso nas igrejas. Membros que não querem a mudança e também não participam da transição ficam para trás. Eles vêem um novo convertido chegar e entrar num trilho de treinamento, em uma caminhada de crescimento e depois de 3 ou 4 anos já estão ganhando outras pessoas, discipulando outras pessoas e conduzindo. O que não entrou, fica lá atrás.
Deixe para a nossa igreja uma palavra de encorajamento, já que estamos assumindo esta transição.
O encorajamento é: não desistam. Persistam! Transição não é fácil. Jesus fez a transição com os seus discípulos e levou três anos com 12 cabeças-duras, mas foi muito paciente. Se não fosse a Sua paciência, persistência e determinação, o movimento chamado Igreja não teria nascido. Foi por causa da persistência Dele, por causa do amor, da paciência e da paixão. O pastor Mário Vega escreveu um livro sobre esta transição, sobre a implantação de células, cujo título é "Paixão e Persistência". Eu queria desejar isso a vocês, muito amor e persistência. Paixão por Deus e pelos perdidos e persistência nesta caminhada, nesta transição.


 
 
 
 
 


PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado, declara o Senhor”. Jeremias 9:24
PENSAMENTO:
Duas verdades nesta passagem são igualmente cruciais para nós a entendermos. Primeiro, Deus é bondoso, justo e reto. Segundo, ele se agrada nestas coisas quando as vê em nós. O que a sua vida representa? Que sejamos como nosso Pai e assumamos o estilo de vida de bondade amorosa, a causa de justiça para todos e o caráter de santidade. Por quê? Porque nossa maior alegria deveria ser agradar ao Pai!
ORAÇÃO:
Todo Poderoso e Santo Deus, que minha vida seja agradável ao Senhor e lhe dê alegria. Querido Pai, estou ciente que meu caráter não chega à altura da sua santidade e retidão, e a misericórdia e graça que o Senhor tem mostrado a outros empalidece em comparação à misericórdia e graça que o Senhor estendeu a mim. Então, por favor, Pai, ajude-me a reconhecer as áreas onde mais preciso crescer para
ser agradável a Ti e abençoar outros com a Sua graça. Obrigado por ter me dado o Espírito Santo para me ajudar a ser transformado. No nome de Jesus eu oro. Amém.

domingo, 23 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” Marcos 9:23
PENSAMENTO:
Um pai desesperado vem a Jesus com um pedido de ajuda SE há algo que pode ser feito. SE! SE? Tudo é possível se acreditamos. Isso significa que vai acontecer? Não necessariamente, mas sabemos que PODE acontecer se Deus decide fazer para Sua glória, para proteger seu povo ou realizar a Sua vontade. Nosso compromisso deve ser o mesmo de Sadraque, Mesaque e Abed-Nego: “Servimos um Deus que é capaz de nos libertar... mas mesmo se Ele não fizer isso, não louvaremos outros deuses falsos!” (veja Daniel 3)
ORAÇÃO:
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, a ele seja a glória... para todo o sempre! Amém! (Efésios 3:20-21)

sábado, 22 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 

VERSÍCULO DO DIA:
Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns”. 1 Coríntios 9:22
PENSAMENTO:
Cristo deixou o céu e veio ao mundo para nos salvar. Paulo sacrificou tudo para compartilhar o Evangelho com os judeus e os gentios. O que nós temos feito... o que temos deixado… o que temos dado… o que temos nos tornado… para compartilhar Jesus com as pessoas que amamos, conhecemos ou influenciamos?
ORAÇÃO:
Pai de misericórdia, rico em constante amor, por favor, dá-me olhos para enxergar aqueles ao meu redor que necessitam de Jesus, a coragem e a humildade de compartilhar a graça dEle, e a sabedoria de compartilhar Jesus com eles na hora certa. Amém.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
pois dizia a si mesma: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”. Mateus 9:21
PENSAMENTO:
A mulher que disse isso a si mesma conhecia a rejeição e a solidão por causa da sua luta de 12 anos com uma doença que a fez impura na lei dos judeus. Ela foi presa e isolada por causa desta condição. Assim com Jesus a libertou da sua prisão (vs. 22), ele anseia te libertar da sua prisão também. O que está te prendendo? Jesus anseia te dar a liberdade através de cinco presentes: 1) a Escritura (a Bíblia) para ajudá-lo saber a vontade de Deus, 2) sua entrega ao senhorio dEle, 3) purificando-o do seu pecado e culpa, 4) o dom do Espírito Santo para te capacitar, e 5) uma família de irmãos e irmãs em Cristo para te apoiar e responsabilizar. Estas são as cinco preciosas chaves à liberdade.
ORAÇÃO:
Pai, eu oro hoje por aqueles que precisam da libertação da garra de Satanás de qualquer forma que ele tem nas suas vidas. No poderoso e santo nome de Jesus eu oro confiantemente. Amém.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
E vocês, o que dizem?”, perguntou. “Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Lucas 9:20
PENSAMENTO:
Muitas pessoas têm suas opiniões sobre a identidade de Jesus. A verdadeira questão, no entanto, é o que você acredita sobre Jesus. O que você decide sobre o Filho de Deus significa tudo para você e para aqueles que você influencia. Então, ouça à pergunta de Jesus aos seus discípulos como se estivesse perguntando para você: “Quem você diz que eu sou?” A minha oração é que a sua resposta seja a mesma de Pedro: “O Cristo de Deus”.
ORAÇÃO:
Querido Pai Celestial, obrigado por Jesus, que é meu Senhor, Salvador, amigo e irmão mais velho na Sua família. Eu Te louvo por enviá-lo para revelar-se a nós e te agradeço por seu amor demonstrado por Ele na cruz. Eu creio que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo, e o único Salvador que pode trazer liberdade, perdão, purificação e salvação completa. Obrigado! No poderoso nome de Jesus eu oro. Amém.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
“Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas”. 1 Coríntios 9:19
PENSAMENTO:
A graça nos liberta da lei do pecado e morte. Mas nossa liberdade não deve ser usada para rebelião ou auto-gratificação. Ao invés disso, devemos usar nossa liberdade para redimir, assim como Jesus o fez (Filipenses 2:5-11). Podemos voluntariamente abrir mão da nossa liberdade mais ainda para que possamos ajudar outros cativos em pecado e em idéias falsas sobre Deus. Podemos usar a liberdade do Espírito para sermos transformados como Cristo (2 Coríntios 3:17-18). Vamos usar nossa liberdade para celebrar e abençoar.
ORAÇÃO:
Obrigado, grande e poderoso Senhor, por me libertar através da sua graça. Eu sei, querido Pai, que este presente foi dado para mim com um grande custo – a humilhante tortura, morte e enterro do seu Filho, Jesus Cristo. Então usa-me, querido Pai, para abençoar outros que ainda não acharam sua libertação em Jesus. Eu oro por isso no nome do meu Salvador, Jesus. Amém.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

PLOC NA METODISTA DE ARTHUR ALVIM SÁBADO 22/09 ÀS 19HS30

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
A sabedoria é melhor do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muita coisa boa”. Eclesiastes 9:18
PENSAMENTO:
Com um pouquinho de fermento a massa toda é mudada. Uma pessoa pecaminosa pode ter o mesmo efeito num grupo de pessoas compromissadas com Deus. Vamos ser sábios e reverenciar Deus, obedecendo-o e a sua Palavra. Vamos ser perspicazes na maneira que lidamos com o pecado e a tentação nas nossas vidas. Também, vamos ter certeza de lembrar que estamos em guerra com Satanás. Depois vamos louvar a Deus, porque nosso Salvador já derrotou nosso inimigo e o Espírito Santo nos capacita a superar os ataques de Satanás e resistir a tentação que vem dele.
ORAÇÃO:
Amoroso Pai, por favor, dá-me sabedoria para enxergar a decepção dos esquemas do diabo enquanto estou procurando viver a sua verdade e mostrar seu caráter na minha vida. Obrigado pelo seu poder que está trabalhando dentro de mim. No nome de Jesus eu oro. Amém.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
Então peguei as duas tábuas e as lancei das minhas mãos, quebrando-as diante dos olhos de vocês”. Deuteronômio 9:17
PENSAMENTO:
Ira, frustração, desapontamento e perda de auto-controle afundaram muitos dos maiores líderes de Deus. Liderar às vezes é uma tarefa desapontadora. Mas, o povo de Deus pereceria sem líderes fortes, cheios de convicção santa. Apesar do fracasso de alguns dos nossos líderes e os perigos que podem atrapalhar aqueles que decidem liderar, a liderança é honrável tanto quanto vital! Aonde estaria Israel sem Moisés ou Josué ou Ezequias ou Davi...? Então, se o Senhor está te chamando para liderar, não aceite seu convite levemente, mas, por favor, aceite o chamado! Se você não é um líder, por favor, lembre-se de orar pelos líderes e suas famílias.
ORAÇÃO:
Santo Senhor, por favor, abençoe sua Igreja com líderes de grande fé, coragem, perseverança e integridade. Abençoe-nos com coragem de responder quando o Senhor nos chama através dos nossos líderes para servir. No nome de Jesus eu oro. Amém.

domingo, 16 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra”. Gênesis 9:16
PENSAMENTO:
Não sei sobre você, mas sou uma pessoa extremamente visual. Realmente aprecio a maneira que Deus fez o mundo com toda a sua variedade, cores e rica diversidade. Sou grato também pela maneira
que ele usou certas imagens chaves no nosso mundo para nos lembrar da sua provisão diária e da graça eterna. A beleza de um arco-íris não é apenas lindo por causa das cores, ou no aroma da chuva, mas na promessa que nosso Deus escolheu ligar-se ao nosso destino e envolver-se no nosso mundo!
ORAÇÃO:
Todo Poderoso Deus, obrigado por ter feito suas grandes promessas quando não tínhamos nenhum direito de esperar, muito menos exigí-las. Obrigado por ter colado essas promessas a coisas no meu mundo cotidiano para que possa ser relembrado do seu constante cuidado. No nome de Jesus eu oro. Amém.

sábado, 15 de setembro de 2012

PARE E ORE AGORA!

 
VERSÍCULO DO DIA:
Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho”.  1 Coríntios 9:15
PENSAMENTO:
Paul foi cuidadoso em não aceitar ajuda dos coríntios mesmo que tivesse direito como ministro do Evangelho. Ao invés disso, ele sabia dos problemas deles com a generosidade e lhes mostrou um grande exemplo, vivendo por Jesus sem recompensa óbvia e instantânea. Muitas vezes nós precisamos mostrar os nossos valores antes que os outros compartilham o que têm. Paulo era mestre em ler as necessidades das pessoas ao seu redor e viver como exemplo para todos. Que nós façamos um compromisso para fazer o mesmo!
ORAÇÃO:
Deus Pai e Todo Poderoso Senhor, por favor, me dê a coragem e a integridade para viver meus princípios de forma que sejam uma bênção e exemplo aos outros. Abençoe-me, querido Pai, com uma vida que marca a vida dos outros para Sua glória. No nome de Jesus eu oro. Amém.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

MEMBRO DE IGREJA OU DISCÍPULO DE CRISTO?

 
Extraído do site da Igreja Metodista em Benfica

1. O membro espera pães e peixes, o discípulo é pescador de almas.

2. O membro luta somente por frequentar uma igreja, o discípulo em fazer parte.

3. O membro vale porque soma, o discípulo vale porque multiplica.

4. O membro se conforma apenas em ouvir a pregação, o discípulo além de ser um bom ouvinte, também passa para frente o que aprendeu.

5. O membro gosta de afagos, o discípulo do serviço e do sacrifício pela causa de Cristo.

6. O membro se ganha, o discípulo se faz.

7. O membro entrega parte de seus desejos, o discípulo entrega toda sua vida.

8. O membro é contribuinte, o discípulo é dizimista e ofertante fiel/constante.

9. O membro espera que lhe apontem a tarefa, o discípulo assume a responsabilidade.

10. O membro reclama que o visite, o discípulo faz a obra de Deus espontaneamente.

11. O membro vê o problema, o discípulo ora pelo problema e busca a solução.

12. O membro sonha com a Igreja ideal, o discípulo se entrega para construir a Igreja ideal.

13. O membro diz: “que bonito!”, o discípulo diz: “Eis-me aqui Senhor!”

14. O membro deseja ter luz para enxergar o caminho, o discípulo é a luz do mundo.

15. O membro deseja uma Igreja vibrante, o discípulo é parte e promotor dela.

16. O membro da igreja se conforma em saber que Deus se faz presente, o discípulo procura ser cheio da presença de Deus.

17. O membro é um soldado de defesa, o discípulo é um invasor das defesas inimigas.

18. O membro é condicionado pelas circunstâncias, o discípulo as aproveita para exercer a fé.

19. O membro solicita orações por suas necessidades, o discípulo tem uma vida de oração.

20. O membro deseja um culto mais envolvente, o discípulo é um fervoroso adorador.

21. O membro entende que a Igreja é a casa do Pai, o discípulo faz de sua casa um santuário de Deus e de sua vida um altar de adoração.

22. O membro da igreja é valioso, o discípulo de Jesus é indispensável.

23. O membro nem sempre é discípulo, mas todo discípulo sempre é membro de uma igreja.

24. O membro vai atrás do oba, oba (emoção), o discípulo é cauteloso e firme (razão).

25. Há membros que na hora do vendaval são os primeiros a pular fora do barco, o discípulo, porém, permanece firme, fiel e leal.

26. Há membros, que quando sabem de um grave problema envolvendo seu líder ou pastor, criticam e às vezes difamam. O discípulo, porém, chora e paga o preço junto.

27. O membro gosta de trocar de pastor, o discípulo, porém, jamais abre mão de seu líder.

28. Há membros que, se o pastor pecar, o condenam e exigem outro, o discípulo, porém, perdoa e luta para não perdê-lo.

29. Há membros que decepcionam seu pastor, o discípulo o surpreende.

30. Há membros que, nas ocasiões festivas, se esquecem de Deus e que são crentes, o discípulo, porém, aproveita-se delas para falar do amor de Deus.

31. Há membros que na frente é uma coisa e por trás é outra, o discípulo é transparente, sincero, leal e confiável.

32. Há membros murmuradores, maldizentes e fofoqueiros, o discípulo é sábio e vigilante.

33. Há membros que quando estão na frente de colegas de trabalho, familiares e descrentes não vigiam e falam dos problemas internos de sua igreja e pastores, o discípulo, porém, aproveita essa oportunidade para orar e falar de Jesus.

34. Há membros que só vem para igreja para bater papo e passear, o discípulo para adorar.

35. Há membros que só buscam a Deus quando estão na pior ou passando por grandes lutas, o discípulo, porém vive na presença de Deus independentemente das circunstâncias.

36. Há membros que não param em igreja alguma, vivem pulando de “galho em galho”, o discípulo, porém, é fiel à sua igreja e ao pastor.

37. O membro dá porque se pede, o discípulo dá porque ama.

38. O membro gosta mais de cultos de campanhas, o discípulo, de adoração e estudos Bíblicos.

39. O membro só faz aquilo que se manda ou pede, o discípulo vai além.

40. O membro sai da igreja por qualquer coisa, o discípulo dá sua vida pela igreja.

41. O membro só quer ouvir sermões que amaciem seu ego, o discípulo que tratem do caráter.

42. O membro carnal não aceita correção ou disciplina, o discípulo vê nisso uma oportunidade de crescimento e amadurecimento.

43. O membro gosta de ser servido, o discípulo tem prazer em servir.

44. O membro, quando ouve ou vê alguém falando mal de sua igreja ou pastor, fica na defensiva, o discípulo, porém, defende e repreende tal agente do mal.

45. O membro é rancoroso e melindroso, o discípulo é perdoador e forte.

46. O membro inconstante tem pele de casca de ovo, o discípulo, porém, tem coro de jacaré.

47. O membro reclama da distância da igreja, o discípulo atravessa fronteiras, se for preciso.

48. O membro que não é espiritual depende de dinheiro, emprego ou carro para servir e agradar a Deus, o discípulo é dependente de Deus.

49. O membro precisa ser motivado para viver, o discípulo é um motivador de vidas.

50. O membro só vem quando é chamado, o discípulo, porém, porque é vocacionado.

51. O membro só vem aos cultos de ensino bíblico quando é advertido, o discípulo, porém, porque é compromissado e tem sede de aprender a Palavra de Deus.

52. O membro ama quando é amado, o discípulo, porém, ama incondicionalmente.

53. O membro descompromissado só ora, jejua e lê a Bíblia em meio a lutas e provações, o discípulo, porém, porque precisa se alimentar e cultivar maior intimidade com Deus.

54. O membro sem estrutura bíblica vive correndo atrás de profetas, o discípulo é “boca” de Deus na Terra.

55. O membro diz: “A igreja que eu congrego se chama..”, “O pastor da igreja se chama...”, O discípulo porém diz: A Minha igreja se chama..., o Meu pastor se chama!



E AÍ, VOCÊ QUER SER DISCÍPULO DE JESUS OU

CONTINUAR SENDO APENAS UM MEMBRO?